logo

Conecte conosco

Candidatos realizam prova no primeiro vestibular de Medicina da UnirG, em Paraíso do TO

Na manhã de hoje, 02, a cidade de Paraíso do Tocantins recebeu pela primeira vez os candidatos que vieram participar do processo seletivo 2021/1 da Universidade de UnirG. Mais de 1.500 inscritos de vários estados do País inscreveram-se no certame, concorrendo a 60 vagas. As aulas terão início em 02 de agosto.

As provas de conhecimentos gerais (prova objetiva) e de redação em Língua Portuguesa foram aplicadas nos em sete locais diferentes, das 09 às 13h (horário local). Pela ampla concorrência a disputa foi de 22,31 candidatos por vaga, pela cota pública foram 40,33 inscritos por vaga e pela nota do Enem foram 32 candidatos por vaga.

Além dos inscritos do Tocantins, entre os participantes da seleção estiveram candidatos vindos de outros estados, como: Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Cearáentre outros. Alguns acompanhados por familiares que aguardavam os filhos, até o final da prova.

O candidato João Pedro Rodrigues, 19 anos, é gurupiense, mora atualmente em Palmas e veio prestar vestibular. Segundo ele, apesar da ansiedade, está preparado para a disputa.

“Aproveitei esse momento de isolamento para me dedicar ainda mais aos estudos, especificamente, voltados para o vestibular da UnirG. Nasci e me criei em Gurupi, já tinha intenção de me formar na Instituição e agora com a vinda dela para Paraíso, possibilitará que minha formação seja sem a necessidade de eu ficar distante da minha família, já que a cidade está mais próxima de Palmas”, disse.

Para Tamires Mendes de Farias, 16 anos, moradora de Gurupi, também deseja uma das vagas do curso. Ela vê a expansão da UnirG como mais uma oportunidade. “Eu achei ótima a abertura desse campus aqui porque é próximo de Gurupi. Ainda estou cursando o ensino médio, meu sonho desde criança é fazer Medicina e essa será mais uma chance de estudar pertinho de casa”, falou a candidata.

O senhor Jorge Valfredo Ventura viajou 610 km, veio de Imperatriz/MA acompanhar a realização do sonho do filho de 21 anos, em ser médico. “Meu filho é muito dedicado e se interessou em concorrer a uma das vagas na UnirG, devido à localização da Instituição, a qualidade do ensino e pelos anos de existência que fizeram com que optássemos em estar hoje aqui. Como pai tive que apoiá-lo, afinal vivemos numa sociedade muito competitiva e desejo ver meu filho se destacando profissionalmente”, relatou o senhor.

De acordo com a reitora, Drª Sara Falcão, esse é um momento histórico para a UnirG, com a realização do primeiro processo seletivo em um campus fora da sede. “As palavras faltam para agradecer toda comunidade acadêmica, que se empenhou tanto para a realização desse sonho, acreditando em nossa Instituição. Não temos palavras também para agradecer a cidade de Paraíso, a equipe da prefeitura e as pessoas que estão acolhendo nossos candidatos de uma forma especial”.

A reitora disse ainda que o processo foi muito tranquilo e organizado, não tivemos nenhuma intercorrência e desejo que responda às expectativas tanto de Paraíso quanto de Gurupi, como também das pessoas que desejam estudar em nossa Instituição”, ressaltou.

De acordo com a comissão do processo seletivo, 21% dos inscritos no certame não compareceram.

Segurança

Segundo a presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo, Drª Rise Rank, visando garantir a segurança dos candidatos de Medicina, a Instituição em cada processo utiliza medidas preventivas. As provas deste certame foram elaboradas pela Fundação Aroeira. As provas foram guardadas sob a proteção do 8º Batalhão da Polícia Militar, em Paraíso do Tocantins.

Na entrada dos prédios havia uma equipe medindo a temperatura, higienizando as mãos dos inscritos e conferindo o uso da máscara. Os candidatos também passaram pelos detectores de metais.

“A comissão do vestibular está surpresa com a tranquilidade na aplicação das provas, achamos que teríamos maior dificuldade com a logística, por ser o primeiro e estarmos aplicando as provas em várias escolas, algumas até distantes, mas como nos preparamos e fizemos toda essa previsão de possibilidades de erro, então procuramos fazer uma organização para superar os imprevistos”.

No ato da prova, uma equipe realiza o exame de papiloscopista da Polícia Civil, como de costume, colheu as digitais dos candidatos e confere com o documento de identidade, seguindo todo o processo necessário para a lisura da comissão. Elaboramos um edital no formato bem rigoroso e apenas três candidatos foram eliminados por falta de documentação adequada”, completou a pró-reitora.

Além da segurança na lisura da aplicação das provas, houve ainda o cuidado da equipe, principalmente, com o cumprimento do protocolo de contingência de prevenção a Covid-19. “As janelas ficaram abertas para entrar a ventilação, o distanciamento entre os candidatos foi mantido, a higienização das mãos com o fornecimento do álcool 70% e o uso de máscaras. Realizamos tudo que fosse essencial para manter o controle da contaminação pelo Coronavírus”, finalizou Rank.

 Gabarito

O gabarito preliminar será publicado ainda na tarde hoje no endereço eletrônico www.unirg.edu.br/vestibular. Outras informações sobre o processo seletivo também podem ser vistas no mesmo endereço.

Leia mais sobre a UnirG

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.