Na manhã de hoje, 29, a Universidade de Gurupi – UnirG, campus Paraíso do Tocantins realiza o processo seletivo para o curso de Medicina. Cerca de 580 candidatos concorrem a uma das 60 vagas para o segundo semestre de 2022. A prova teve início às 09h e encerra às 13h
Para os inscritos na ampla concorrência, 12 candidatos disputam uma vaga. Na cota escola pública a concorrência é de 20,30 por vaga e na cota Enem são 11 pessoas por vaga.
Assim como em Gurupi, o Instituto Access, do Rio de Janeiro (RJ), novamente é a empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas de conhecimentos gerais e de redação em Língua Portuguesa.
De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS, a professora Dra. Rise Rank, não houve nenhum registro de intercorrências graves e o certame ocorre com tranquilidade. “Temos sempre todos os cuidados para que a empresa responsável aplique o vestibular para que tudo ocorra com segurança, temos sempre um cenário positivo para propiciar essa confiança dos nossos candidatos”.
Sobre os planos para o campus, a professora disse ainda que “estamos constantemente em planejamento para programar todas as salas que são necessárias para contemplar todas as novas turmas. Os estágios práticos e externos, convênios e parcerias com Secretarias de Saúde também estão em andamento. Nosso centro de simulação realística, que é um laboratório extremamente importante para a formação dos nossos alunos de medicina, está pronto e para o campus de Gurupi também já está em andamento a implantação”, concluiu Rank.
O candidato, Diego Cruz Pereira, 17 anos, veio de Imperatriz (MA) para realizar a prova do vestibular. Ele disse que a mãe é da área da saúde e que desde criança o incentivou a seguir o mesmo caminho. “Pela segunda vez estou tentando uma vaga na UnirG. Além de ser um sonho meu de ser médico e ter uma profissão que garanta meu futuro, eu escolho o curso para, principalmente, ter o compromisso de salvar a vida das pessoas. Cresci vendo minha mãe cuidando com carinho dos pacientes e é isso que também quero para mim. Espero que dessa vez eu conquiste a vaga”, disse.
De Canaã dos Carajás (PA) veio, Rafael Oizumi, pai de um candidato Felipe Takeshi, 18 anos. Ele disse que um dos atrativos para o trazer a disputar uma das vagas é pelo fato da UnirG ser uma das instituições mais acessíveis do País. “Vim acompanhá-lo, com intuito de incentivar meu filho a realizar a conquista dele. Sou da área da saúde também e nossa família apoia a escolha dele ser médico. Ele estudou bastante e se for aprovado será a felicidade de todos nós”, disse Oizumi.
A UnirG adota medidas de segurança que visam assegurar a lisura do processo. Na entrada dos locais de prova, as pessoas passaram por detectores de metais, além de ser feito o exame de papiloscopia (coleta da impressão digital do candidato), por servidores da Polícia Civil.
O gabarito preliminar deve ser publicado hoje, a partir das 18h. Outras informações estão disponíveis no site http://unirg.edu.br/