Dando continuidade a realização das provas do processo seletivo de Medicina na Universidade de Gurupi – UnirG, os inscritos para este segundo semestre participam das avaliações. Cerca de 1.600 candidatos concorrem a 120 vagas distribuídas para Gurupi e Paraíso do Tocantins.
Além de Gurupi, os candidatos fazem também a prova, simultaneamente, em Paraíso do Tocantins na tarde deste domingo, 26. A inscrição é para quem deseja estudar em Gurupi e as provas de ontem foram para quem deseja estudar em Paraíso.
As provas foram elaboradas pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – Ipefae, que confirmou a disputa de candidatos por vaga. Para Gurupi, a cota Ampla Concorrência foi de 18,04 por vaga, seguida da Cota/Pública de 30,33, Cota/PCD de 2,66 e para Cota/Enem: 13,5 candidatos por vaga.
Para a unidade de Paraíso, a concorrência foi Cota/Ampla Concorrência de 16,40 por vaga, Cota/Pública 28,67, Cota/PCD 1,5 e ainda a Cota/Enem 11,67 candidatos por vaga.
Conforme a candidata, Vitória Santana Teles, 24 anos, gurupiense e moradora de Palmas, cursar Medicina é a realização de um sonho de infância. Formada em Enfermagem, veio pela segunda vez participar da seleção. “Na época que concluí o segundo grau não consegui aprovação em Medicina e há três anos sou formada em Enfermagem, mas o desejo de infância persiste. Atualmente estou fazendo cursinho e me preparando para me dedicar a medicina”, fala Teles.
O candidato Diego Terra, 32 anos, também já é graduado. Ele é farmacêutico e veio de Rubiataba (GO) tentar a segunda profissão.
“Me formei há 10 anos e em 2022 participei do vestibular da UnirG. Medicina é um sonho antigo, minha irmã também é médica, eu tenho o apoio da família e agora tenho a oportunidade de novamente tentar o vestibular. Ontem fiz prova para o campus de Paraíso e hoje estou tentando também para Gurupi, eu achei essa novidade mais acessível já que na outra vez tive que me deslocar entre as cidades”, disse.
A reitora, Drª Sara Falcão avaliou o novo formato do processo seletivo. Esse ano a Instituição resolveu realizar as provas nas duas cidades. “Optamos em otimizar o processo em um único final de semana, para que os candidatos sejam beneficiados. Além de otimizar, o formato colabora para a logística da realização do processo e fomenta a economia das cidades nesses dias. Está sendo um processo tranquilo e nosso intuito é sempre esclarecer aos inscritos sobre os próximos processos para que eles aproveitem ainda mais essa novidade”.
A prova de sábado é para o candidato que deseja estudar em Paraíso e a deste domingo para quem quer estudar em Gurupi. “O candidato tem a opção de fazer em uma das cidades para qual campus desejar cursar Medicina. Foram dois dias intensos que colaboram para o desenvolvimento do processo seletivo”, conclui a reitora.
Como de costume, a UnirG sempre se preocupa com a lisura e segurança do processo seletivo. Além do uso de detectores de metais na entrada das salas, a Instituição também realiza a coleta das impressões digitais dos candidatos (papiloscopia), com o apoio da Polícia Civil.
O gabarito preliminar deve ser publicado ainda hoje, a partir das 18h. O resultado preliminar está previsto para ser em 10 de junho.
Outras informações sobre o vestibular 2024/2 da UnirG estão disponíveis no link unirg.edu.br/vestibular/gurupi