Prazo para realizar convenções termina neste domingo (5). Nomes escolhidos devem ser registrados até o dia 15, segundo calendário do TSE
Confira os nomes confirmados pelos partidos políticos do Tocantins para a disputa do governo do estado nas eleições de 2018. Os candidatos estão em ordem alfabética:
Marlon Reis (REDE)
A Rede Sustentabilidade confirmou o nome do ex-juiz eleitoral Márlon Reis como candidato ao governo do Tocantins em convenção realizada nesta sexta-feira (3), em Palmas. O partido ainda não definiu quem será o candidato a vice-governador.
Esta será a segunda vez que Marlon Reis disputará o governo do estado. Ele concorreu na Eleição Suplementar deste ano, convocada após a cassação de Marcelo Miranda (MDB), e ficou em quarto lugar na preferência do eleitorado.
Márlos Reis, de 48 anos, é natural de Pedro Afonso, na região central do estado, e se formou advogado. Ele atuou como juiz eleitoral até 2016. Ganhou notoriedade ao relatar a Lei da Ficha Limpa, que torna inelegível por oito anos o candidato que tiver o seu mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado.
Ele também idealizou e fundou, junto com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Mauro Carlesse (PHS)
O governador Mauro Carlesse (PHS) vai concorrer à reeleição ao governo do Tocantins. A candidatura foi oficializada na tarde deste sábado (4), em Palmas. O vice da chapa será o vice-governador Wanderlei Barbosa, também do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
Carlesse concorreu na Eleição Suplementar deste ano, convocada após a cassação de Marcelo Miranda (MDB), e venceu o pleito no segundo turno. Ele nasceu em Terra Boa (PR) e no Tocantins atuou como empresário e agropecuarista. O candidato iniciou na política ao se filiar no Partido Verde (PV) em 2011.
Foi candidato a prefeito em Gurupi nas eleições de 2012. No ano seguinte, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e venceu as eleições de 2014 para deputado estadual. Em 2016, ele assumiu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa.
Data das convenções