Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos.
A campanha de vacinação antirrábica em Gurupi, na região sul do estado, terá início nesta quarta-feira (27). Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a imunização começa pela zona rural do município e, só na segunda etapa da ação os animais da área urbana serão vacinados. A meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos.
O coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, explica que a zona rural da cidade está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas a primeira etapa seja concluída. Seis profissionais, sendo cinco fiscais e um médico veterinário, estarão envolvidos no trabalho.
A prefeitura lembra que a última vacinação antirrábica na cidade aconteceu em 2018 e, por isso, todos os tutores devem levar os animais para receber a imunização.
O último caso de raiva em animais registrado em Gurupi foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle desta zoonose.
De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.