A Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Gell Lino (PDT), que institui o Programa Permanente de Incentivo à Leitura a ser desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada, no âmbito do município.
De acordo com o parlamentar, o projeto tem por objetivo estimular o hábito da leitura, aproximar os autores e editoras do público leitor, bem como, facilitar o acesso às obras literárias e estimular o surgimento de novos autores e contribuir para a formação crítica e cultural da população de Lagoa da Confusão.
O projeto ainda prevê o estímulo à realização de palestras e debates com escritores e poetas tocantinenses nas escolas, bem como, a realização de festivais, concursos, exposição de textos em prosa e em versos na rede municipal de ensino.
O vereador Gell Lino ainda argumentou que a literatura é essencial para a formação da cultura de um país, lembrando que ela colabora para o desenvolvimento das capacidades de imaginação, percepção, reflexão e criatividade. “Facilitar o acesso à produção literária é fortalecer um direito da comunidade e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Num país como o Brasil, onde os índices de alfabetização e de leitura ainda são preocupantes, é vital que os estados e municípios invistam em políticas públicas para a formação de leitores”, concluiu o vereador.
Agora, o projeto aprovado na Câmara segue para a sanção do Executivo Municipal.