A Unidade Penal de Formoso do Araguaia tem recebido grande reestruturação em seu espaço físico e administrativo durante o ano de 2020, assim como em relação à remição de pena dos seus reeducando com a implantação de novos projetos.
O Projeto Intramuros, com o intuito de fabricar artesanatos e incentivar a leitura dentro da Unidade Prisional do município, constitui um dos principais meios de remição de pena na referida Unidade.
Dentro da unidade, os reeducando também exercem outras funções como: realizam serviços de limpeza, produção na fábrica de artefatos de concreto, plantam hortaliças, além de fazerem a confecção de desinfetantes, sabão líquido e em barra.
A Unidade ainda foi contemplada com algumas obras, entre elas estão a construção de uma sala de aula, com um espaço especial para professores, cadeiras de estudo, computadores e internet. E também foram construídos um ambiente exclusivo para os reeducando que cumprem pena em regime semiaberto.
As obras foram realizadas pelos próprios reeducando, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Unidade Prisional e empresários da cidade.