Brigadistas usam fogo controlado para combater queimadas no Tocantins

logo

Conecte conosco

Brigadistas usam fogo controlado para combater queimadas no Tocantins

Ação acontece em cidades que têm grande número de focos de calor. Ideia é criar rotas de fuga para animais e impedir que o fogo se espalhe por grandes áreas.

Brigadistas estão usando fogo controlado para combater as queimadas nas cidades com maior número de focos no Tocantins. Na Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, o manejo do fogo é feito pelos brigadistas do Pevfogo, departamento ligado ao Ibama. A ideia é criar rotas de fuga para animais e impedir que as chamas se espalhem por grandes áreas.

“Estamos fazendo um trabalho planejado, um trabalho que vem sendo acompanhado pelas aldeias. Nós temos conversado e entendido melhor essa cultura do fogo na ilha e estamos aperfeiçoando esta técnica com o conhecimento que vem de fora, de especialistas”, explicou Cleiton Javaé, que é gerente do projeto.

A cidade de Formoso do Araguaia, onde fica a ilha, está em segundo lugar no ranking nacional de maior número de queimadas com 389 focos. Outras duas cidades do Tocantins também aparecem na lista. Lagoa da Confusão ocupa o terceiro lugar no ranking e Mateiros, próximo ao Jalapão, aparece na sétima colocação. O estado já teve mais de 3,4 mil focos.

Os brigadistas são auxiliados por um helicóptero para alcançar as áreas mais isoladas. Eles queimam algumas áreas para que o fogo não avance de forma descontrolada pela região. Todas as ações são orientadas por um sistema de GPS que indica as áreas que precisam ser queimadas.

Ilha do Bananal.

Brigadistas

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA