logo

Conecte conosco

Tecnologias Digitais como ferramenta em sala de aula foi o tema da 1ª jornada pedagógica em São geraldo

Professores, gestores e coordenadores das escolas de ensino fundamental de São Geraldo do Araguaia participaram de capacitação sobre o uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no cotidiano escolar.

A capacitação aconteceu no salão paroquial, centro da cidade, durante os dias 1º a 9 deste mês. A ação promovida pela prefeitura e organizada pela Secretaria de Educação do Município (Semed) contemplou educadores da zona urbana e rural do município.

A formação, ministrada pela mestranda Macilene Borges Cardoso, é mais uma alternativa que a gestão promove para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no município. Durante o encontro os participantes conheceram várias plataformas digitais usadas como recursos didáticos para auxiliar na prática em sala de aula, entre eles G Suite for Education, Google Sala de Aula, entre outros.

𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼

O prefeito do município, Dr. Jefferson, esteve no encontro, falou aos educadores e destaca que a formação objetiva transpor as barreiras da pandemia no contexto escolar com fins a atingir a meta do Ideb que cada escola deve alcançar. “Estamos nos esforçando para que cada educador possa dispor de mais conhecimento para oferecer um trabalho ainda melhor para todos os alunos de nosso município”, disse Dr. Jefferson.

𝗦𝗲𝗺 𝗮𝗴𝗹𝗼𝗺𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼

Em obediência às recomendações das autoridades de saúde, os participantes foram divididos em sete grupos de escolas a fim de evitar aglomeração. Uso de máscara de proteção respiratória foi obrigatório durante o evento.

𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀

Os participantes elogiaram o treinamento e a metodologia aplicada. “Gostei muito da capacitação. Aprendemos ferramentas tecnológicas bastantes úteis para o trabalho docente. Nessa época de pandemia precisamos nos reinventar para tornar o ensino mais fluente a chegar até o aluno de forma eficaz”, sublinhou a professora Vera Lúcia Leite.

O professor Gilson Sousa Arruda também participou da capacitação e elogiou a iniciativa. “Durante a formação conhecemos ferramentas que vão nos auxiliar na melhoria de nossa prática docente para o enriquecimento de nossas aulas”, destacou.

Macilene Borges Cardoso – Ministrante

Para o professor Adjanilson Araújo o encontro aconteceu na hora certa. “A Secretaria de Educação acertou na escolha da temática e também na profissional para ministrar a formação. Conhecemos ferramentas tecnológicas que vão tornar nosso cotidiano escolar mais produtivo. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos nesse evento formativo”, elogiou.

A Gestora Escolar, Sonilda Alves, também avaliou positivo o encontro pedagógico. “Com certeza essa formação vai melhorar, e muito, a interação entre professor, alunos e familiares. Agora os professores possuem conhecimento de várias ferramentas digitais para tornar o ensino mais participativo e com isso melhorar o Ideb de nossas escolas”, comentou Sonilda.

𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲

Conforme a ministrante da capacitação, a educação deve estar conectada com a tecnologia. Ela enfatizou a importância do ensino híbrido ligado a tecnologia digital no cotidiano escolar.

“Com a evolução digital, essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e fazem parte do cotidiano dos estudantes. Por isso, é importante que elas sejam encaradas como meios para facilitar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou Macilene ao se referir aos Smartphones, tablets, computadores e outros instrumentos e ferramentas digitais que podem serem usados no cotidiano escolar. “Quando o professor aprender mais um meio de ministrar suas aulas o aluno tem outra oportunidade de aprender”, concluiu Macilene.

𝗦𝗲𝗺𝗲𝗱

A secretária municipal de educação, Carleny Botelho, esclarece que o encontro formativo está pautado no plano de governo da gestão. “Essa é mais uma ação do Governo Dr. Jefferson em prol da melhoria do processo de ensino e aprendizagem de São Geraldo do Araguaia. Apesar das barreiras enfrentadas nesse momento de pandemia, estamos empenhados para oferecer mais oportunidades de nossos professores terem momentos de formação contínua para poder exercer a profissão com orgulho e dedicação. Assim teremos um ensino público de qualidade”, ressaltou Carleny.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.