Essa quarta-feira, 28, foi dia de homenagear as crianças que frequentam desde bebezinhas o Programa Boquinha do Bebê nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi. O programa presta atendimentos gratuitos a gestantes e crianças até os cinco anos de idade. Os profissionais do programa percorrem as UBS’s e atendem as crianças cadastradas, em um período de a cada três meses.
A Coordenadora do programa , Drª Rise Rank, destacou que o momento era de muita satisfação em poder homenagear as crianças e perceber que as mães e pais acreditaram no programa e perseveraram no período de cinco anos para promover a saúde bucal dos filhos. Outra satisfação, segundo ela, é constatar que por meio de um programa de custo relativamente baixo, com foco nas orientações, é possível manter a boa saúde bucal. “A sociedade está numa cultura muito curativista e só procura o dentista quando está com cárie e dor, e temos que mudar isso, fazer com que as crianças desde bem pequenas frequentem o dentista e assim mantenham a boca saudável”, expõe.
A dentista destaca que manter o Programa é desafiador e que está buscando novos meios com o objetivo de aperfeiçoá-lo e fazer com que as crianças permaneçam até os cinco anos. “Durante os cinco anos, muitas crianças passaram pelo Programa, mas há uma dificuldade de mantê-las no projeto, pois muitas mães à medida que vão percebendo que está indo tudo bem com a saúde bucal dos filhos deixa de levá-los, depois retornam com problemas”, comenta.
Cristina Neves, mãe da pequena, Ana Cecília Neves, de 05 anos, que encerrou o ciclo no Programa, revela que foi motivada a manter a filha no Boquinha do Bebê pelos bons resultados que teve com o primeiro filho que hoje tem 11 anos, e também participou pelo período de 05 anos. “Assim como ele não tem problemas de cárie ou qualquer outro referente à saúde bucal, sei que com a Ana Cecilia será da mesma forma”. Ela destaca que o Boquinha do Bebê é excelente e que todas as crianças deveriam participar para evitar tratamento curativo. “Eu aprendi que a conservação dos dentes de leite são essenciais para uma saúde dos dentes permanentes”, disse completando que as mães que têm os filhos no programa que permaneçam até encerrar o ciclo pois é um cuidado importantíssimo.
Laise Sampaio, mãe da Gbrielly, também faz uma avaliação positiva do programa e tem satisfação em ver que a filha está com os dentes saudáveis. Ela relata que iniciou o programa na UBS Sevilha, mas teve que mudar para o setor Vila Nova e logo encaixou a filha na UBS do bairro para qual tinha mudado. Ela ainda conta que esse trabalho desde quando a criança é pequena além de promover a saúde, facilita com que as crianças percam o medo das visitas ao dentista e médico.
Além das crianças homenageadas, o programa Boquinha do Bebê também certificou as três unidades básicas de saúde dos setores Parque das Acácias, Vila Nova e Bela Vista, que mantiveram o maior número de crianças participando do programa.