Medida foi intensificada neste mês de março devido ao agravamento da pandemia no estado. Outras cidades também podem solicitar o serviço ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual estão realizando a sanitização de locais de grande fluxo de pessoas em diversas cidades do estado. O trabalho vem sendo realizado desde o ano passado, mas foi intensificado no início de março devido ao agravamento da pandemia. Na noite desta segunda-feira (29) a ação foi realizada em Palmas.
Além da capital, o serviço vem sendo realizado, por escala, em Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Araguaína e Araguatins. O produto utilizado é um agente químico que leva água e hipoclorito de sódio.
A solução é pulverizada em locais públicos como feiras livres, fachadas de comércios nos centros das cidades, calçadas de bancos, de praças, de igrejas, hospitais, e outras instalações.
“Desde o ano passado, essas aplicações já vinham ocorrendo, mas dia 5 de março foram intensificadas, visando garantir à população maior bem-estar e segurança contra a pandemia do novo coronavírus”, destacou o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral dos bombeiros.
Esse trabalho busca eliminar bactérias, fungos, protozoários e vírus. Segundo o coronel, outras cidades que tiverem necessidade podem solicitar o serviço aos bombeiros.
“Mas vale destacar que essa é uma ação secundária, já que a principal é o uso de máscara, higienização das mãos, não frequentar locais com grande número de pessoas e se proteger da melhor forma possível”, explicou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.