Nesta quinta-feira, 16, um mutirão de combate e prevenção ao mosquito Aedes, na Quadra 605 Norte, contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins para visitar imóveis em busca de criadouros. Participaram 13 bombeiros, 10 agentes de endemias do município de Palmas e três servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram da ação na quadra. O mutirão foi coordenado pelaSala Estadual de Coordenação e Controle da Dengue, Zika e Chikungunya.
O coordenador da Sala, Capitão Marinho, ressaltou a importância da união de esforços. “É de suma importância o Corpo de Bombeiros, também como órgão de Defesa Civil, atuar de diferentes formas em defesa da sociedade. Nós sabemos a quantidade de pessoas que vêm sendo infectadas pelas
doenças do mosquito transmissor e estamos trabalhando juntos para contribuir com a Secretaria de Saúde tanto do Estado quanto do Município”, disse.
Marinho esclareceu ainda que mutirões serão realizados por todo período epidêmico até o fim do período chuvoso, em maio. “Esse é o último multirão do ano, mas já temos um planejamento para fazermos esses mutirões semanalmente, a partir do dia 13 de janeiro até o final de maio, que é justamente o ciclo do vetor. Mesmo após esse período, estaremos atentos e dando continuidade as ações, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e demais órgãos envolvidos”, completou.
O agente de endemias Neuton Antônio explicou como é feita abordagem nas casas. “Nós orientamos os moradores para não deixar água parada e realizarem vistorias constantes em seus imóveis e mediações das moradias. Casas em que os moradores não estiverem no momento da visita, recebem um aviso”. A servidora pública Maria das Graças Souza foi uma das moradoras que teve sua casa vistoriada pelos agentes. “Acho muito importante esse tipo de ação, pois já tive dengue, e por isso procuro sempre manter meu quintal limpo. Na frente da minha casa sempre fica água parada por conta da chuva, eu sempre jogo água sanitária para evitar o mosquito”, disse.
Serviço
Na Capital, se por algum motivo o morador não recebeu a visita de um agente de endemias ou de um agente comunitário de saúde o mesmo pode ligar na Secretaria Municipal de Saúde e solicitar a visita através do telefone (63) 3218-5087.