logo

Conecte conosco

Bodas de Ouro do Pastor Deroci e Pastora Raquel é celebrado em alto estilo em Formoso do Araguaia

Para celebrar as bodas de ouro, casal comemora ao lado de familiares e amigos na cidade de Formoso do Araguaia sul do estado.

Na noite deste sábado, dia 21 de maio, aconteceu na cidade de Formoso do Araguaia, sul do estado, a celebração em comemoração as Bodas de Ouro pelos 50 anos de matrimônio do pastor Deroci Barbosa Lima e a pastora Raquel Carvalho.

O evento aconteceu na residência do casal com a presença de um expressivo número de familiares e amigos que prestigiaram aquela celebração pelos 50 anos de uma feliz união matrimonial, adornada pela misericórdia e fidelidade de Deus.

Pastor Deroci lembra que foi uma celebração simples, mas que será inesquecível, pois teve a oportunidade de reunir grandes amigos e irmãos em Cristo Jesus que fizeram parte do início da sua grande trajetória ministerial.

Pr. Guilson Barbosa, Zé das Polpas, Gilson Barbosa e Pr. Ailton Barbosa

Durante o evento foi registrada a presença dos pastores Ferreirinha, Pastor Irones  e Pastor João Cassimiro da Igreja pastoreada pelo pastor Deroci na cidade de Caiapônia (GO), além de  familiares de Brasília, Goiás e Mato Grosso. Sendo ainda registrada a presença do Diácono e pré-candidato a deputado estadual Zé das Polpas.

De acordo pastor Guilson Barbosa, filho do casal, dia 29.05 as comemorações continuam com a realização de um outro culto de ação de graças, desta vez no templo sede do Campo de Caiapônia, em Caiapônia, GO.

“A nossa afinidade é evidente. Um olhar, um gesto, meia palavra, e já entendemos o recado um para o outro. Nem sempre isso significa afinidade de opiniões, mas saber o que fazer, ou deixar de fazer, para agradar ao outro. Estamos sempre juntos, grudadinhos desde o primeiro dia de união”, comenta o pastor Deroci.

Casamentos tão duradouros como esse, do Pastor Deroci e Pastora Raquel Carvalho, são cada vez mais raros em nossa sociedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil está se casando menos e as uniões duram menos tempo. Em uma década, a duração média do casamento caiu de 17,5 anos para 13,8 anos.

Pr. Deroci, Pastora Raquel, Miss. Consolação e Pb. Reinaldo

Além do crescimento do número de separações, com a pandemia, a quantidade de casamentos civis no Brasil caiu 26,1% em 2020, em comparação ao ano anterior — a maior queda já registrada pelo IBGE.

“Em tempos de descontinuidade, para um filho presenciar 50 anos de matrimônio de seus pais, além de uma alegria incomum que falta vocabulário para expressá-la, reaviva o instinto interno de continuar acreditando que ainda vale a pena lutar pela continuidade”, comentou o pastor Guilson Barbosa Lima, filho mais velho do casal.

Dos cinco filhos do Pastor Deroci e da pastora Raquel, três deles hoje segue os passos dos pais dirigindo igrejas. Sendo que o Pastor Guilson Barbosa Lima, Pastor Coordenador da R17, AD. FAMA COLORADO, Goiânia, pastor Ailton Barbosa Lima, é Pastor Presidente do Campo de Novo São Joaquim, MT e o genro Daniel com a filha Raquel Filha, são dirigentes da AD. FAMA CURITIBA, Goiânia.

UMA TRAJETÓRIA REGADA DE BÊNÇÃOS

No mês de novembro do ano de 1951, no então norte do Estado de Goiás, hoje, base territorial do Estado do Tocantins, mais precisamente, em Cristalândia, na região do Vale do Araguaia,  nascia o pastor Deroci Barbosa Lima,  sendo criado junto aos pais e irmãos nas regiões de fazenda do rio Crixás, vivendo a infância,  adolescência e  sua juventude,  ao lado de seus pais.

Pr. André Martins, Zé das Polpas, Pr. Deroci, Pra. Raquel e Pra. Keila

Aos 17 anos aceita a fé em Cristo Jesus, tornando-se em pouco tempo, um dos auxiliares da igreja em sua região.

De família tradicionalmente pentecostal, nascia em fevereiro de 1955, em Carolina (MA), a pastora Raquel. Vivendo sua infância na região da atual cidade de São Pedro dos Crentes, porém, ainda na infância, com a decisão de seus pais,  a pastora Raquel vem junto aos seus familiares para o promissor Estado de Goiás, coincidentemente,  para a região do rio Crixás, para serem cultivadores de terras.

Como ambos proferiam a mesma fé, certo dia, no ano de 1969, em um encontro de fazendeiros na referida região,  Deus prepara o encontro entre os dois, com o detalhe de que a primeira troca de olhares se dá exatamente em uma pontezinha de madeira,  na divisa das terras em que ambas as famílias possuíam propriedade.

DO NAMORO AO CASAMENTO

Decorrido certo tempo após fazerem provas com Deus, começam o namoro que culminaria no enlace matrimonial, isso, no ano de 1970. Após o noivado, casam-se no dia 25 de maio do ano de 1972, em uma festa que começou na casa de uma família e terminou na casa da outra, onde aguardaram para o ato, a chegada do juiz de paz.

Pastor Nilton Pinheiro e Nelci, de Paraíso, irmãos da pastora Raquel

Com a força e a coragem, envoltos em muito amor, passam a morar em uma casa de cobertura de palha, preparada com muito desvelo, na fazenda do pai do pastor Deroci. Já nessa época, inicia-se sua trajetória ministerial, pois Deroci fora designado como o dirigente responsável pelo trabalho da igreja naquela região, ele, com 20 anos, e a pastora com 16.

A FAMÍLIA

Agoniado como é, pastor Deroci e pastora Raquel já encomendam para o Senhor a chegada do primeiro filho, que se deu no dia 05 de abril de 1973. Um filho varão que recebe o nome de Guilson Barbosa Lima.

Pertencentes ao campo de Gurupi, que à época desbravava o norte goiano, pastor Deroci, como obreiro dedicado, segue no seu chamado ao lado da pastora Raquel, recebendo do Senhor a segunda filha no ano de 1976: Genilce Barbosa Lima, dia 26 de junho. Seguindo no ano de 1979 em 01 de junho vem mais um filho varão, Gilson Barbosa Lima, completando, assim.  em sete anos de casamento, três filhos.

A TRAJETÓRIA EVANGELÍSTICA

E, exatamente no ano de 1980, surge no campo a necessidade do envio de obreiros para desbravar Ponte Alta do Tocantins, município da região do deserto do Jalapão.  Durante uma reunião de obreiros, ao ser indagado sobre quem aceitaria aquele desafio, surge no coração do casal o desejo de topar a empreitada. O que é confirmado em profecia por Deus naquela mesma reunião.

Pr. Deroci e Pra. Raquel ladeado pelos netos Pedro Henrique e Paulo André filhos do Pr. Guilson Barbosa

Em 21 de outubro de 1982, Deus envia mais uma filha ao casal: Raquel Carvalho Lima. Eles então voltam de Ponte Alta do Tocantins e são empossados como pastores no município de Dueré. E neste mesmo período de pastoreio, em 25 de março de 1984, Deus envia mais um filho varão: Ailton Barbosa Lima, a caçula dos cinco filhos dados por Deus.

Chega 1985, uma nova transferência acontece. Agora, para a congregação de Formoso do Araguaia, município onde o casal pastoreia por cinco anos, uma primeira experiência que se repetiria mais uma vez. Em 1990, a nuvem de Deus se move outra vez, e o casal assume a igreja no município de Aliança do Tocantins.  Tempos difíceis, mas jubilantes.

Quase cinco anos se passam, e nessa altura, a primeira filha é dada em casamento. E, em 1995, Deus os envia mais uma vez à congregação de Formoso do Araguaia. Um tempo de colheita espiritual e de muitas conquistas; inclusive, a da autonomia jurídica daquele campo das Igrejas Assembleias de Deus – Nação Madureira, feita pelo saudoso pastor Moises Martins da Rocha.

Pr. Guilson Barbosa, Pr. Deroci, Pra. Raquel e Pra. Joelma ladeados pelos netos Pedro Henrique e Paulo André filhos do pastor Guilson e pastora Joelma.

Uma grata surpresa se perfaz ao ministério do casal Deroci e Raquel, pois em meados de 1997, surge uma necessidade, e a Convenção do Estado do Tocantins envia o pastor Deroci para o Campo de Mara Rosa, no Estado de Goiás. Nesse mesmo ano, o filho mais velho também se casou. Foram sete anos à frente daquele Campo, quando Deus concede a oportunidade de pré-inaugurar um grande templo naquela cidade. Período em que o Senhor envia a primeira neta:  Wanessa Barbosa.

Pr. Ferreirinha, segundo vice presidente do Campo de Caiapônia ao lado Pr. Deroci e Pra. Raquel.

Em 2003, surge um novo desafio; uma nova transferência para o casal para o Campo de Sanclerlândia (GO). Por nove anos Deus lhes confia aquele rebanho; lhes dá novos netos e amplia a sua mordomia. Em 2009 casa o filho caçula Ailton Barbosa Lima. E naquele campo, o casal celebra a Deus suas Bodas e Rubi, pelos 40 anos de casamento e ministério. Casando também o filho do meio, Gilson Barbosa Lima, no ano de 2011.

2012 é ano de mudança. Assumindo a presidência do Campo de Itapirapuã (GO), um período por igual modo muito promissor, e de muitas conquistas da parte de Deus.

Familiares presentes

Mais netos chegam, e a última filha se casa no ano de 2014. No dia 15 de março de 2019, antigas promessas vêm à existência, e mais um rebanho o Senhor Deus confia aos cuidados desse casal. Eles são transferidos para o abençoado Campo de Caiapônia (GO). Para unidos com esses irmãos fazerem a obra do Santo Deus. Período este que caminha para os seus 4 anos onde Deus tem abençoado e neste atual mês de maio de 2022, o Senhor lhes permite comemorar suas abençoadas Bodas de Ouro. E já se vão 50 anos de uma feliz união matrimonial, adornada pela misericórdia e fidelidade de Deus.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA