Devido à grande cratera aberta pela forte chuva na BR-153 entre as cidades de Figueirópolis e Cariri região sul do estado, precisamente entre o trevo que dá acesso a cidade de Formoso do Araguaia a Figueirópolis. O percurso que era de apenas 34,9 km entre as duas cidades, com a mudança do trajeto pode aumentar entre 170 a 309 km.
Aos motoristas que estão trafegando pela BR-153 nos dois sentidos, precisam ficar atentos entre o trecho da cidade de Figueirópolis e Cariri do Tocantins. Devido à forte chuva que caiu na região, abriu uma grande cratera na rodovia onde teve que ser interditada.
O bloqueio, faz com que os condutores façam um desvio de rota. O trecho que é de apenas 34, 9 km, passa a ter entre 170 a 309 km dependendo a escolha de cada um. Devido a erosão, um grave acidente aconteceu no local onde o motorista de um caminhão foi a óbito.
Uma das sugestões dos trajetos inicia do município de Alvorada passa por Peixe e termina em Gurupi, sendo que por esta opção o percurso é de 170. A outra alternativa é ir pelo lado oposto, mais recomendado para quem está em Formoso do Araguaia. A rota tem 309 km e é feita em quase quatro horas.
Segundo informação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), A equipe do DNIT trabalha em ritmo acelerado para que até no final da tarde tudo esteja normalizado.