Na manhã desta quinta-feira, 02, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi promoveu uma blitz educativa para alertar a população sobre os perigos da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa faz parte do plano de ação da Semus “Quinta-feira sem Aedes”.
A conscientização foi realizada por agentes de combate a endemias e servidores do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio de acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG e agentes municipais de trânsito. A blitz aconteceu nos cruzamentos da Avenida Goiás com as Ruas 05 e 07, Centro da cidade.
Os agentes utilizaram panfletos informativos para chamar a atenção dos condutores e pedestres quanto à necessidade de vistoriar os quintais de casa e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. O objetivo também foi buscar apoio da população para ser parceira na luta contra o transmissor de tantas doenças que podem deixar sequelas e levar à morte.
A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Daniela Araújo, destacou que a gestão está empenhada em prevenir riscos à saúde e assegurar o bem-estar da população gurupiense. “Estamos no período chuvoso que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e 80% dos focos do mosquito transmissor das arboviroses estão localizados dentro dos imóveis residenciais, por isso estamos chamando atenção da população para nos ajudar nessa luta”, explicou.
Cronograma
Após a Blitz, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica ministrou uma palestra educativa na Câmara Municipal de Gurupi aos servidores e assessores da Câmara, vereadores e comunidade presente na sessão. Na oportunidade, Daniela Araújo explanou sobre as políticas de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda nesta quinta-feira, será realizada a inauguração da Sala Municipal de Enfrentamento ao Aedes, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O evento está marcado para às 17h30.