Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço, a importância de se fazer a prevenção e ficar atento aos sinais de alerta da doença, uma série de ações estão serão realizadas neste mês.
Conforme cronograma, nesta sexta- feira, 12, foi realizada uma Blitz educativa na Avenida JK em alusão ao Julho Verde. Na ocasião foram distribuídos materiais educativos à população, ressaltando os cuidados com a doença.
A iniciativa é promovida pelo Hospital Geral de Palmas por meio da equipe multiprofissional do Ambulatório de Especialidades, do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço, e faz parte do Julho Verde, uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço.
“Nosso objetivo é chamar atenção para o câncer de cabeça e pescoço, que possui fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e o vírus HPV. É um câncer com recorrência sete vezes maior em homens. Nossa equipe veio à JK nos sentido de divulgar os folders com informações sobre os sinais e sintomas para que a população fique atenta à prevenção do câncer. A intenção é alertar a sociedade para que ela possa identificar precocemente os sinais e sintomas que podem surgir na face, região da boca e pescoço”, alertou a médica do serviço de Cabeça e Pescoço do HGP, Rayla Souza.
Programação do Mês
No dia 17 será realizada palestra no HGP e no dia 23, em local a ser definido. No dia 27 de julho é comemorado o dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, nesta data será sediado em Palmas o 2° Simpósio de Cabeça e Pescoço no auditório do Sindicato dos Médicos no intuito de discutir casos clínicos e adquirir mais conhecimentos para ampliar e melhorar o atendimento ao usuário deste serviço.