Em um ano cheio de desafios, que foram superados graças à inovação e a dedicação dos servidores públicos, os profissionais da educação de Gurupi tiveram várias conquistas e benefícios garantidos.
A Secretaria Municipal da Educação (SEMEG) realizou uma série de medidas e ações com foco na valorização dos servidores, entre elas, lançamento de editais para concursos com premiações em dinheiro, licenças remuneradas para férias e aperfeiçoamento profissional. Do começo do ano até agora, cerca de 200 horas de formação foram oferecidas aos profissionais da educação, entre outros benefícios significativos que marcam as comemorações pelo Dia do Servidor Público.
Premiações
Um dos prêmios é ‘Professor Inovador’, que foi dividido em oito categorias e vai premiar em dinheiro as práticas educativas de sucesso alcançadas por equipes pedagógicas. Já o ‘Prêmio Gestão em Foco’ é voltado às escolas e vai premiar, também em dinheiro, escolas que disseminarem práticas inovadoras na gestão escolar, se destacarem no trabalho participativo e na colaboração entre equipes, na solução de problemas, além de novas experiências com a aprendizagem durante o período da pandemia, e ainda melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
As medidas beneficiam servidores de todos os setores das escolas como o Concurso ‘Cozinha Criativa’, que vai premiar em R$ 2.500 reais as receitas elaboradas por merendeiras que atuam nas cantinas municipais de Gurupi. “Trabalhamos sempre dentro do que é possível fazer com as condições que nós temos. Neste segundo semestre focamos no lançamento desses editais para valorização dos nossos servidores, como o de mestrado e doutorado com afastamento remunerado que foi inédito, e o que quase zerou o percentual de pendências de licenças para férias-prêmio”, disse Amanda Costa, Secretária da Educação de Gurupi.
Editais
Editais inéditos foram publicados como os voltados ao mestrado e doutorado, concedendo aos professores licença remunerada para capacitação profissional. Teve ainda edital de férias-prêmio concedido a 17 servidores com licença de seis meses com remuneração. Esse benefício se estenderá até 2022 aos servidores que completaram o período aquisitivo até dezembro de 2015.
PCCR
Outra importante medida de valorização da categoria foi a criação de comissão permanente, composta por 11 membros, para revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação 2021 com implementação para o próximo ano.
A Secretaria da Educação atendeu ainda a 149 pedidos de remoção de localidade de trabalho, lotando esses servidores em pontos mais próximos possíveis de suas residências, diminuindo o desconforto dos longos deslocamentos. “Não podemos deixar de ressaltar essas quase 200 horas de formações que já ofertamos este ano, através de seminários e workshops aos nossos profissionais da Educação. Valorização não tem a ver só com salário, mas com a qualidade de vida das pessoas”, reforçou a Secretária.