logo

Conecte conosco

Regional de Gurupi oferece formação sobre o Programa Evasão Escolar Nota Zero. Confira

O Programa visa implementar políticas públicas educacionais de prevenção e combate ao abandono escolar, a infrequência e baixa frequência dos estudantes

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi realizou na tarde desta terça-feira, 12, uma live para os diretores e orientadores educacionais, com o objetivo de compartilhar orientações sobre o Programa Evasão Escolar Nota Zero. O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que visa implementar políticas públicas educacionais de prevenção e combate ao abandono escolar.

Durante a live foi feita uma apresentação do Comitê Regional, em seguida foram compartilhadas orientações para operacionalização do Programa, além de discussão acerca de dados sobre a evasão escolar, pautada na necessidade do Programa para combater o cenário.

A assessora de orientação educacional da DRE, Flaviane Brandão, destacou a importância do trabalho integrado para alcançar os objetivos do Programa. “Estamos presenciando um período atípico para as escolas e muitos estudantes ainda estão se adaptando ao novo normal. Nosso intuito é fortalecer os vínculos com os alunos e para isso, precisamos nos unir e implementar políticas públicas de prevenção à evasão”.

A diretora regional de Educação de Gurupi, Claudia Moreira, frisou formas práticas de agir para combater a evasão. “Nesse momento não podemos simplesmente visualizar como evasão o fato de o aluno não assistir a aula. Precisamos verificar o que acontece com as famílias. Nosso papel enquanto gestores, responsáveis por manter o aluno na escola, é criar mecanismos de discussão, ter um olhar mais atento, estar junto da busca ativa escolar, e lembrar que não é somente papel da Seduc, do diretor escolar ou da DRE, mas de todos”, disse.

Já a diretora da Escola Estadual Tarso Dutra, de Cariri do Tocantins, Marília Alves destacou os aprendizados com a live. “Estamos passando por um contexto e desafios novos, por isso precisamos estabelecer metas para o enfrentamento do abandono e da evasão da escolar. A live trouxe orientações pertinentes para as escolas, com foco em ações que evitem a infrequência ou baixa frequência, garantindo o direito ao acesso e a permanência dos estudantes mesmo com novo formato”.

Programa

O Programa visa implementar políticas públicas educacionais de prevenção e combate ao abandono escolar, evitando a infrequência e baixa frequência dos estudantes e efetivando o direito ao acesso, permanência e sucesso na educação básica, promovendo a conquista e o direito à educação das crianças e adolescentes.

Parceiros

O Programa Evasão Escolar: Nota Zero, implantado pela Seduc nas unidades escolares da rede, caracteriza-se como um processo de inclusão escolar por meio de ação articulada com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Prefeituras Municipais, Conselhos Tutelares e sociedade.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.