logo

Conecte conosco

Funcionários da coleta de lixo em Xambioá protestam para receber salários

A prefeitura diz ter rescindido o contrato devido a insatisfação da população com a prestação do serviço.

Um grupo de funcionários da empresa Barraria, responsável pela coleta de lixo em Xambioá, protestou no último dia 18 por atraso salarial. O dono do imóvel onde fica a sede da terceirizada também reclama que está há 12 meses sem receber o aluguel.

 A prefeitura diz ter rescindido o contrato devido a insatisfação da população com a prestação do serviço.

Nos últimos dias, com a saída da empresa o lixo se acumulou nas ruas da cidade de Xambioá, causando transtorno à população. Entretanto, a prefeitura fez a coleta para contornar a situação. Mas os problemas continuam na cidade e afeta ao menos 21 pessoas trabalharam para a empresa Barraria, que cobram o pagamento.

-Moro aqui há 15 anos e nunca teve essa situação que está acontecendo [em] Xambioá. (…)  Somos 21 pais de famílias que estamos aqui largados. (…) Vai fazer quase três meses que estamos sem receber nossos salários. (…) Todo mundo tem família, tem suas dívidas para pagar.  Contou o funcionário da empresa, que preferiu não ser identificado.

No protesto do último dia 18 o grupo de trabalhadores se reuniu em frente à sede da empresa em Xambioá e cobraram providência, mas até agora não foram atendidos.

Segundo um dos trabalhadores, eles cumpriram o aviso, mas a empresa não deu baixa na carteira, nem pagou os salários. Por isso não é possível receberem os direitos trabalhistas.

Funcionários estão há vários meses sem receber pagamento. Proprietários de caçamba sem receber os pagamentos. Estou aqui para cobrar uma explicação dessa empresa, que desde 2017 eu venho cobrando e pedindo explicações. (…) Quero pedir explicações da prefeita que já aditivou esse contrato por várias vezes. (…) Esses funcionários aqui são pais de família e merecem receber seus salários.  Cobrou o vereador de Xambioá Jardel  Rocha.

O vídeo mostra um homem que afirma ser o proprietário do imóvel que a empresa utiliza para guardar os maquinários. “Estou 12 meses sem receber aluguel. Eles entraram aqui em fevereiro de 2018 e estamos em agosto [de 2019]. Último pagamento que recebi foi em agosto do ano passado.” Disse em vídeo, que depois acorrentou o portão e trancou com cadeado.

Em uma nota divulgada à imprensa, a prefeitura de Xambioá disse ter rescindido o contrato e quitado os débitos com a empresa Barraria.  A reportagem questionou, via email, quando isso ocorreu e quais valores pago, mas ainda não houve resposta.  Por outro lado, não conseguiu contato com a empresa citada e espaço permanece em aberto para manifestação.

Nota da prefeitura de Xambioá

A empresa Barraria prestava serviços de limpeza urbana em Xambioá, no entanto, devido a insatisfação da população em relação ao trabalho realizado em nosso Município, teve contrato rescindido, contudo, os pagamentos referentes às medições dos serviços prestados foram transferidos à empresa.

A situação funcional do pessoal que prestava serviço para a referida empresa é de responsabilidade daquela contratada, ou seja, a própria Empresa Barraria deveria repassar os vencimentos aos seus colaboradores, bem como os aluguéis decorrentes da locação do imóvel que funcionava o escritório e o local de concentração dos trabalhadores.

A Prefeitura Municipal de Xambioá tem cumprido o seu dever no que diz respeito honrar com o pagamento em dia daquela prestadora de serviço, que teve contrato com o Município.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA