logo

Conecte conosco

Comunidade formosense aprova implantação de Escola Cívico-Militar

Nesta-segunda-feira (15), representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Polícia Militar estiveram na quadra Poliesportiva do Colégio Estadual Tiradentes, em Formoso do Araguaia, para a apresentação da implantação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Na oportunidade, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tiradentes aprovou a implantação da quarta Escola Cívico-Militar do Tocantins, em consulta realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Os presentes foram unânimes na aprovação.

A consulta foi realizada após apresentação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que visa contribuir para a melhoria da Educação Básica do Brasil, a partir da implantação do modelo MEC de Escolas Cívico-Militares (Ecim). Esse modelo é centrado na melhoria de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

Comunidade do Colégio Estadual Tiradentes aprova mudança para Escola Cívico-Militar – Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Dados mostram que no ano letivo de 2020, o Colégio Estadual Tiradentes contou com 373 alunos matriculados da 1ª a 2ª série do ensino médio, mas tem capacidade para receber mais de 500 estudantes. A Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, explicou que “a escola continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina militar. Esse trabalho conjunto é propício para alcançarmos bons resultados”.

Secretaria Adriana Aguiar destacou que a escola continua com seus currículos orientados pela BNCC – Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Segundo o secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova, a implantação da unidade de ensino é um marco no fortalecimento da educação. “A comunidade está sendo consultada nesse processo de construção conjunta, Seduc, Polícia Militar, Governo Federal, que trabalharão juntos para continuarmos desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem aqui em Formoso do Araguaia”, ressaltou.

implantação da Escola Cívico-Militar é um marco no fortalecimento da Educação – Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A diretora da unidade de ensino, Marina Emanuelle Barbosa Coimbra, destacou a importância da adesão ao Pecim. “A maior importância é melhorar a disciplina dos alunos. Nós somos uma escola com um público vulnerável, e as estratégias dos militares aliadas à metodologia do estado refletirão diretamente nos índices de aprendizagem”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Formoso do Araguaia, Isabel Ferreira Rocha, destacou da importância dessa implantação na cidade, “Essa é uma conquista de toda a sociedade Formosense, tenho plena certeza que com a chegada do Colégio Militar a Formoso do Araguaia, estará somando ainda mais e agregando valores aos nossos alunos. Todos nós sabemos que as Escolas militares não só no Tocantins, mas em todo o Brasil sempre tem dado muito certo”, parabéns ao governador e a toda equipe pelo esforço nessa implantação”, comentou.

Secretária da Educação de Formoso do Araguaia, Isabel Ferreira, prefeito Heno Rodrigues, Comandante do 4º BPM Jaime Porfírio

De acordo com o prefeito Heno Rodrigues, essa será uma conquista importante de sua administração, uma vez que a escola militar é avaliada como uma das melhores do país. “Além de um ensino de qualidade, o Colégio Militar resgata valores e promove a disciplina. Quero agradecer ao nosso Governador Mauro Carlesse por esse presente que é uma reivindicação que fizemos quando ainda éramos vereador. Agradeço ainda ao deputado Antônio Andrade, esse grande companheiro, amigo e parceiro de nosso município. Essa escola será muito importante para a nossa gente”, disse o prefeito.

Presenças

A solenidade de consulta contou com a presença de lideranças locais, como o prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues da Silva; de Gurupi, Josi Nunes; de Dueré, Valdeni Pereira de Carvalho; Comandante do 4º BPM de Gurupi – Jaime Porfírio, da diretora Regional de Educação de Gurupi, Cláudia Moreira; Secretária de Educação e Cultura de Formoso do Araguaia, Isabel Ferreira, vereadores; professores, pais de alunos e comunidade em geral.

A diretora da unidade de ensino, Marina Emanuelle Barbosa Coimbra, comemorou a conquista – Foto: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.