logo

Conecte conosco

Alunos do CEM Oquerlina Torres fazem parceria com TV de Guaraí para produção de vídeos

A escola firmou parceria com a TV e os alunos produzirem dois curtas-metragens como atividade prática para o projeto

Ter aulas diferenciadas é a proposta do programa Escola Jovem em Ação. Em Guaraí, no Centro de Ensino Oquerlina Torres, os alunos visitaram a TV Guará, para saber como funciona o sinal local, como se faz a produção e edição de vídeos e conhecerem as experiências dos profissionais que trabalham com a comunicação na cidade. A iniciativa faz parte da disciplina eletiva denominada Viagem no mundo das telinhas que, entre outros assuntos, aborda a produção da fotografia, de vídeos e sobre o cinema.

Na TV, os alunos foram recebidos pelo comunicador Nivaldo Júnior, que explicou como funciona a produção dos vídeos. E, em parceria com a TV, os alunos produziram dois curtas metragens, um denominado Antes que o sol se ponha e ou outro a Megera domada, o primeiro é uma comédia, ambientada na Escolinha do Professor Raimundo e o segundo, um drama que alerta os jovens sobre o suicídio e a dor sentida pela família e amigos.

“Foi uma experiência interessante. Quando vimos o tema cinema, ficamos muito interessados, e descobrimos que, por trás das telas, tem o diretor, o roteirista, quem faz a edição, além do apresentador. Aprendemos a fazer roteiros, também estudamos a história da fotografia, como são produzidas as fotos por meio da câmara escura, além de construirmos uma câmara escura com papelão”, contou a estudante Maria Fernanda Rodrigues de Sousa, aluna da 2ª série do ensino médio.

A estudante Vitória de Sousa e Silva foi outra aluna que participou do projeto. “Aprendi sobre a história das primeiras criações do cinema, sobre como começou os filmes da Disney. E foi importante participamos desses estudos”, ressaltou.

Uma das professoras que orientou o trabalho foi Maria Marcilene Vieira de Jesus Pereira. Ela esclareceu que a ação faz parte das disciplinas diversificadas. “O projeto é uma forma de proporcionar aos alunos a ampliação de seus conhecimentos, nas áreas de arte, física e língua portuguesa. Foi uma aula show e uma experiência ímpar para nossos alunos”, frisou a professora.  A atividade também contou com a participação da professora Graciane Wanderley, de língua portuguesa, e de Felipe Rocha, de física.

O projeto Escola Jovem em Ação integra o programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA