logo

Conecte conosco

Baixo estoque de sangue compromete a realização de cirurgias nos hospitais do Tocantins; saiba como doar

O aposentado Jocimar Jardim de Sousa, de 66 anos, aguarda procedimento há três meses. A falta de doações de sangue nos hemocentros do Tocantins está comprometendo a realização de cirurgias nos hospitais do estado. Pacientes que precisam de procedimentos eletivos não sabem quando serão ser operados – isso porque as bolsas de sangue são usadas em casos mais graves. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que o baixo estoque pode causar um colapso.

Os hemocentros são as únicas opções para o abastecimento de sangue nos hospitais públicos e privados de todo o estado. A Secretaria de Saúde disse na última sexta-feira (7) que o baixo estoque “compromete o atendimento das unidades hospitalares” e que “as cirurgias eletivas ficam comprometidas”. A doação é rápida, segura e pode ajudar a salvar vidas de até quatro pessoas. Veja abaixo como e onde doar.

Jocimar Jardim de Sousa, de 66 anos, é aposentado e está há três meses aguardando o momento de ser internado para a realização de um cateterismo. Segundo a família, o idoso precisa de 12 bolsas de sangue e, mesmo estando debilitado, não conseguiu operar porque não há estoque disponível.

“Não tenho circulação de sangue. Agora nem andando estou mais. As veias do meu corpo estão entupidas. Eu estou vivendo as custas do remédio”, disse Jocimar Jardim de Sousa.

Enquanto espera, a família faz campanha para mobilizar e sensibilizar mais doadores.

“Eu doei hoje, mas ainda não é viável fazer a cirurgia porque ele só conseguiu duas doações e ainda precisa de mais 10 bolsas. A gente está preocupado porque foi constatado veias entupidas. Quanto mais demora para fazer a cirurgia, quanto mais a gente espera, ele se mostra mais doente e com dificuldade de fazer necessidades básicas”, disse a neta do paciente, Elâine Jardim.

A SES afirmou que os estoques em todo o Tocantins estão em estado crítico há vários meses e que vários fatores deixaram a situação crítica. Além das demandas diárias, houve avanço no número de casos da Covid-19, de diagnósticos de dengue, incluindo a hemorrágica, e mais confirmações de Influenza. A alta necessidade ocorre no período em que os doadores não retornaram às unidades de coleta em razão das festividades de fim de ano.

Nesta quarta-feira (19) o governo disse que “tem buscado parcerias para sensibilizar os doadores quanto a importância de ajudar a salvar vidas” e que “até o momento as cirurgias eletivas seguem sem interrupções”. A pasta disse que “tem trabalhado em todas as frentes, para que não haja a necessidade de paralisação de nenhum serviço de saúde”.

A responsável pela área de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, fez um alerta.

“Estamos com estoque em nível crítico, se não houver a participação efetiva da população e uma conscientização social geral para realizar as doações, infelizmente, entraremos em colapso. Estamos trabalhando em busca de parcerias com as empresas e utilizando todos os meios possíveis para buscar novos doadores. O número de doadores caiu significativamente, porém com o aumento da Covid, Gripe e Dengue, a situação está pior”, disse.

 

Como e onde doar sangue

A doação de sangue é totalmente segura e apenas uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Para doar é simples. Além de boa vontade é necessário:

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que seja a primeira doação aos 60

– Pesar no mínimo 50 kg – Estar descansado

– Estar alimentado

Antes de ir doar é recomendado ligar pra agendar e fazer uma avaliação prévia.

 

Os contatos da hemorrede no Tocantins são os seguintes:

Palmas – 3218-3232/0800-642-8822

Funcionamento: segunda a sexta de 7h às 18h30; sábado 7h às 12h30

Unidade de Coleta Palmas (anexo ao HGP)

Funcionamento: segunda a sexta-feira 7 às 18h

Araguaína – 3411-2915

Funcionamento: segunda a sexta-feira de 7h às 18h30; sábado de 7h às 12h30

Gurupi – 3312-2237

Funcionamento: segunda a sexta-feira 07h às 18h30 e sábado das 07h às 12h30

Porto Nacional – 3363-5161

Funcionamento: segunda a sexta-feira de 07h às 12h30; sábado das 07h às 12h30

Augustinópolis – 3456-1153

Funcionamento: segunda a sexta-feira de 07h às 12h30 e sábado das 07h às 12h30

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA