Famílias tiveram que ser retiradas das suas casas após o rio Lontra transbordar. Chuvas continuam intensas na cidade.
Subiu para nove o número de famílias que estão desabrigadas em Araguanã, norte do Tocantins, por causa da cheia do rio Lontra. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município Jussy Júnior, outras 25 famílias estão em área de risco.
O nível do rio subiu mais de 8 metros e invadiu as residências. As fortes chuvas persistem na região. Até esta terça-feira (9), oito famílias tinham sido retiradas das casas. Mas segundo o coordenador, nesta quarta-feira, mais uma precisou se abrigar em outra residência.
Ele informou que sete estão num abrigo municipal e duas, em uma casa alugada pela prefeitura. “As 25 famílias que estão em área de risco moram bem próximas do rio. A qualquer momento elas podem ser retiradas também”, disse Jussy.
O coordenador da Defesa Civil informou ainda que foi decretada situação de emergência na cidade. No entanto, segundo o Estado, o decreto não contém informações mínimas necessárias, como por exemplo, o detalhamento do desastre e registros fotográficos.
O governo disse que a priori os danos causados estão dentro da capacidade do município e que neste caso, ele mesmo deve suprir as necessidades e as dificuldades do grupo afetado. A Defesa Estadual afirmou que não dispõe de donativos para distribuição.