Presidente Kennedy, cerca de 250 quilômetros de Palmas, na região central do estado, recebeu da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), um poço artesiano com 294 metros de profundidade. Os investimentos são da própria Agência, no valor de R$ 160 mil e visam melhorar o fornecimento de água na cidade, tendo em vista que um dos dois poços já existentes está com a vazão comprometida. O novo poço foi cavado entre quarta e quinta-feiras, 03 e 04, respectivamente.
A cidade tem mais quatro mil habitantes e conta com mais de 1100 ligações ativas de água. Na parte alta, chamada de Setor da Torre, o produto chega com menor pressão. Espera-se que, a partir de agora, com o novo poço, a realidade mude. Segundo um dos técnicos que atendem Presidente Kennedy, o poço antigo foi perfurado em 1988, chegou a ter vazão de 20 metros cúbicos por horas, mas hoje essa medida é de aproximadamente oito metros cúbicos por hora.
“Essa vazão é pouca para a quantidade consumida em Kennedy”, explicou Eder Fernandes, presidente da ATS, que atendeu a determinação do governador Marcelo Miranda e destinou recursos para a obra na cidade. “A medida ótima para atender a cidade é de 20 metros cúbicos e esperamos trabalhar assim com o novo poço”, completou o presidente.
O novo poço, apesar de ter a perfuração concluída, está em fase de teste, com técnicos da ATS avaliando sua capacidade. Serão 24 horas de estudos para elaboração de laudo. Até então, a vazão está na casa dos 25 metros cúbicos.
Expectativa
Moradores da cidade estão ansiosos com a chegada do novo investimento, que vai garantia água de qualidade e constante para a cidade. “Sem água ninguém vive e fico muito feliz com o novo poço, pois esses dias estão difíceis sem água. Água em primeiro lugar e aqui usamos para fazer tudo, lavar roupa, comida, limpar casa. Com o novo poço a coisa vai mudar”, disse Carmita Lopes da Silva, dona de casa.
Pioneiro em Presidente Kennedy, o cabeleireiro Onésio Teixeira dos Santos também torce para que tudo dê certo e vazão tão esperada seja confirmada com o novo poço. “A gente tem fé em Deus que agora o problema vai se resolver”, concluiu.
___________________