Mais de mil pessoas na zona rural de São Salvador contam com os benefícios do Programa Água Para Todos, do governo Federal, executado pelo governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), que na manhã desta segunda-feira, 06, entregou 259 Certificados de propriedade dos produtos. A cerimônia teve a presença do governador Marcelo Miranda, do presidente da ATS, Eder Fernandes, da deputada Federal Josi Nunes, demais autoridades estaduais e regionais e da população.
Só em São Salvador os investimentos do Programa “Água Para Todos” ultrapassam R$ 1,5 milhão e somam mais de 70% das cisternas entregues nos 27 municípios da Região Sudeste. Para Eder Fernandes, as cisternas têm um importante papel social na vida dos produtores rurais, que no período da estiagem passam dificuldades sem água das chuvas e quando, também, muitos rios chegam a secar.
“Com as cisternas essa situação muda, pois tão logo vem as chuvas o próprio sistema faz a captação da água enchendo a unidade. E água na zona rural e em qualquer parte é vida, é possibilidade, é riqueza. Já avançamos bastante, instalando os produtos e vamos avançar muito mais”, destacou Eder Fernandes.
Até então, sete cidades já estão com as cisternas 100% instaladas, ainda esse mês, outras duas terão o trabalho concluído, perfazendo um total de nove municípios: Aurora do Tocantins, Taguatinga, Pindorama, Monte do Carmo, Ipueiras, Chapada de Natividade, Santa Rosa, Almas e São Salvador. “Essas cidades juntas somam mais de sete mil cisternas, garantindo benefícios para aproximadamente 30 mil pessoas”, relatou o presidente.
O presidente Eder Fernandes afirmou ainda que o avanço do Programa é resultado de compromisso feito pelo governador Marcelo Miranda em sua campanha, de dar fim à lentidão e ao marasmo dos trabalhos que se via na gestão anterior. “Vamos percorrer os outros municípios também e até agosto conseguiremos entregar as demais cisternas, disse.
Cerimônia
Ao se encontrar com centenas de beneficiários, durante cerimônia de entrega dos certificados de propriedade das cisternas, no Centro de Lazer e Cultura de São Salvador, o governador Marcelo Miranda destacou o empenho das equipes na execução do programa e ainda lembrou avanço dado por seu governo, saltando de 12% de unidades entregues, para mais de 70%.
“Esse trabalho de visita aos municípios, integrados por esse projeto, possibilita que a gente conheça mais famílias e suas necessidades. É comovente quando entregamos uma cisterna e vemos a emoção de uma senhora chorando de alegria porque a cisterna dá vida a todos. O Programa Água Para Todos não tem volta e temos que avançar”, afirmou Marcelo Miranda.
Alguns dos principais desafios na execução do Programa são as distâncias entre as sedes dos municípios e as propriedades onde estão os beneficiários, além das condições precárias das estradas para a entrega e instalação das unidades. Há casos em que as equipes percorreram mais 120 quilômetros para garantir o benefício aos moradores.
A cerca de 15 quilômetros do centro de São Salvador, numa região de assentamento de pequenos produtores rurais chamada Piabanha, a dona de casa Eleona Pereira de Souza passou a ter não só a água para suas atividades domésticas no dia a dia, mas também para o trato dos animais e do cultivo de hortaliças. Para Eleona, a cisterna mudou a vida de todos na propriedade.
“A gente usa para lavar vasilhas e roupas e também molhar as plantas. Tudo ficou mais fácil, pois de primeiro a gente pegava água com balde na casa do meu sogro. Agora facilitou muita coisa”, afirmou. A cisterna fica a 10 metros da casa e conta com uma bomba manual, que serve para a retirada da água. Eleona não tem qualquer dificuldade para encher o balde.
A dona de casa já planeja até mesmo o incremento das atividades para ter uma renda extra, com o cultivo de hortaliças em maior quantidade e até mesmo da criação de frangos e porcos em pequenos números. “É um plano que pode ser executado, pois a água ajuda”, disse Eleona, que mora num pequeno barraco com uma filha e o marido.
O Programa Água Para Todos ajuda as famílias a se manterem longe da seca, que ano após ano castiga a Região Sudeste. Cada unidade armazena 16 mil litros e conta com uma cobertura. O Tocantins foi beneficiado com 11 mil cisternas.
_____
Parceiros: