ATM identifica cerca de 40 municípios que não promoverão temporadas de praia em 2020 por conta da COVID-19

logo

Conecte conosco

ATM identifica cerca de 40 municípios que não promoverão temporadas de praia em 2020 por conta da COVID-19

Possível pico da pandemia no Tocantins poderá ser entre os meses de junho e julho, quando os Municípios começam a promover suas praias

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) identificou que cerca de 40 municípios não promoverão temporadas de praia e carnavais fora de época em 2020 por conta da pandemia de COVID-19. Por serem atividades que propiciam a aglomeração de pessoas, esses atrativos turísticos são comumente realizados entre os meses de junho e julho, justamente o período em que as autoridades sanitárias do Tocantins presumem ser o possível pico da doença no Estado.

A grande maioria dos gestores que administram Municípios com temporadas e carnavais fora de época está preocupada com a pandemia e os riscos que uma possível realização dessas atividades pode ocasionar à saúde pública. “Os prefeitos e as prefeitas sentem que o momento não é propício nem recomendado para realizarem praias e festas populares, até porque os poucos recursos que dispõem os Municípios estão sendo remanejados para o enfrentamento da pandemia”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Canceladas

O próprio município de Pedro Afonso não realizará a tradicional Praia Sono, como é conhecida a temporada. Ainda na região Centro-Norte, o município de Itacajá cancelou suas atrações praianas, dentre elas o Rally das Águas. Somam-se as temporadas canceladas a Praia do Escapole, em Araguanã, a Praia da Gaivota, em Araguacema, a Praia da Ilha, em Caseara, e a Praia da Tartaruga, em Peixe. Veja a relação de Municípios que cancelaram suas temporadas na lista abaixo.

Tempo e dinheiro

Os prefeitos alegam falta de tempo e recursos ocasionados pela pandemia. “Temporadas de praias exigem tempo para a organização e já deveríamos estar em preparação, retirando licenciamento e captando recursos. A grande maioria dessas temporadas é custeada por emendas, nas quais sabemos que estão sendo remanejadas para a saúde do Estado e dos Municípios, destinadas ao enfrentamento da pandemia”, disse o prefeito de Peixe, Zé Augusto.

O Tocantins possui cerca de 70 Municípios aptos a realizarem temporada de praia. A maioria possuí praias na categoria temporária, e uma minoria possuí praias na categoria permanente. “Apesar de termos identificado cerca de 40 Municípios, nossa previsão é que todos não terão condições de promoverem temporadas de praias diante da pandemia no novo coronavírus”, disse o presidente da ATM.

Carnavais fora de época

Ainda no mês de julho são realizados os tradicionais carnavais fora de época no Tocantins. A grande maioria já foi oficialmente cancelada, dentre eles o Miracaxi e Carnaxam,, realizados em Miracema e Xambioá, respectivamente. A ATM acredita que possivelmente também serão cancelados o CarnaToca e o NazaFoilia, em Tocantínia e Nazaré do Tocantins, respectivamente.

Municípios identificados

1 – Aliança

2 – Aragominas

3 – Araguacema

4 – Araguanã

5 – Araguatins

6 – Arapoema

7 – Brejinho de Nazaré

8 – Caseara

9 – Goiatins

10 – Itacaja

11 – Itaguatins

12 – Juarina

13 – Lagoa da Confusão

14 – Lajeado

15 – Marianopolis

16 – Maurilandia

17 – Miracema

18 – Palmeirante

19 – Palmeiras

20 – Paranã

21 – Pedro Afonso

22 – Peixe

23 – Ponte Alta do Bom Jesus

24 – Ponte Alta do Tocantins

25 – Rio dos Bois

26 – Rio Sono

27 – Sampaio

28 – Sandolandia

29 – Santa Rosa

30 – Santa Tereza

31 – São Félix

32 – São Miguel

33 – São Salvador

34 – São Sebastião

35 – Sao Valerio

36 – Talisma

37 – Tupirama

38 – Tupiratins

39 – Xambioa

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA