Assistência Social de Gurupi adota medidas de prevenção ao coronavírus para pessoas em situação de rua

logo

Conecte conosco

Assistência Social de Gurupi adota medidas de prevenção ao coronavírus para pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher juntamente com sua Equipe de Referência do CREAS em Gurupi, em atenção ao Decreto Municipal n° 0471, que declara situação de Emergência em Saúde Pública no Município, adotou medidas e desenvolverá ações para orientar pessoas em situação de rua e transeuntes sobre a prevenção ao coronavírus. A partir desta quinta-feira, 26, serão entregues kits de higiene pessoal e alimentação, e a partir da semana que vem os banheiros da Praça D’Abadia estarão disponíveis para banho.

As equipes iniciaram o levantamento do público-alvo por meio de rondas para facilitar o atendimento conforme explica a diretora geral de Assistência Social, Joenes Ramalho. “Desde a última sexta-feira toda a nossa equipe vem realizando estudos para chegarmos a melhor forma atendê-los, seguindo todo o protocolo de segurança para ambos, como preconiza as autoridades em saúde. Vamos proporcionar alimentação, pelo menos duas refeições ao dia; fechamos parceria com a UnirG para que ela nos doasse álcool em gel para os kits de higienização, pois sabemos que essas pessoas em situação de rua não tem o mesmo acesso a lavatórios como nós, e estamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para adaptarmos os banheiros da praça D’Abadia com chuveiro para banho”, disse.

O secretário de Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Dida Moreira falou da preocupação com esse público e pediu o apoio da comunidade para ajudarem nesse trabalho. “A nossa maior preocupação com os moradores de rua e passantes, é que além de estarem em situação de vulnerabilidade social, são pessoas que em sua grande maioria tem algum outro problema de saúde, e se tornam público de risco para o coronavírus. Pedimos a colaboração de toda a nossa população, que ao ver alguém nessa situação entre em contato conosco pelo telefone (63) 9 8503-6776, pois embora sejam comuns alguns pontos que eles se aglomeram, eles também circulam muito pela cidade, alguns até possuem casas e familiares, pedimos também o apoio dessas famílias para contê-los em seus lares, assim todos contribuem para a segurança da saúde de toda a população”, pediu.

Além dessas ações, outras medidas de atendimento ao público assistido pela pasta foram tomadas. Confira a seguir:

CRAS e Bolsa Família

Atendimento presencial suspenso, mantendo apenas o atendimento por telefone;

Realização de telefonemas diário pelas equipes de referência de nível médio e superior e os orientadores sociais aos idosos atendidos pelos serviços de Atenção Integral às Famílias – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, a fim de acompanhá-los, orientá-los, informá-los e acalmá-los.

CREAS

Atendimento presencial  suspenso, mantendo apenas o atendimento informativo e orientativo por telefone.

Criança Cidadã e Casa do Idoso

Mais critérios para os profissionais ao entrarem nas Instituições de Acolhimento que lidam diretamente com crianças e idosos, em especial os que trabalham em algum departamento pertencente a Secretaria de Saúde, com atenção redobrada  na higienização dos antebraços, mãos e vestimentas;

Suspensão de visitas aos acolhidos, exceto de pais ou responsáveis desde que observado o protocolo  de higiene e cuidados estabelecidos pelas Unidades.

Centro de Capacitação Profissional

Suspensão dos cursos. Na qual a compensação da carga horária será feita imediatamente após a estabilização e redução da pandemia no âmbito nacional.

Conselho Tutelar

Redução do horário aberto ao público na sede do Conselho, o qual passa a ser das 8h às 14h, de forma ininterrupta. Devendo permanecer na sede pelo menos 01 (um) conselheiro tutelar, ficando os demais escalados no dia de sobreaviso.

O atendimento aos pedidos de Benefícios Eventuais como auxílio passagem, funerária, alimentação e outros, continua sendo ofertado seguindo os critérios regulamentados pela a Lei Orgânica da Assistência Social/LOAS.

Telefones Úteis

↘ WhatsApp Semtas/PM Plantão Social: 9 8158-6217

↘ Plantão Conselho Tutelar: 9 9936-1331

↘ CRAS Nezinho Guida: 9 9985-4056

↘ CRAS Vila Nova: 9 8403-3296

↘ CREAS: 9 98503-6776

↘ Cadastro Único e Programa Bolsa Família: 9 8414-3402

↘ Coordenação da Mulher: 9 8117-8732

↘ Centro de Capacitação Profissional: 9 9963-4007

↘ Casa do idoso: 3312-4165

↘ Acolhimento Criança Cidadã (antiga Casa de Passagem): 3316-1395

↘ Para informações gerais (segunda a sexta, das 8h às 14h)  3301-4318

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA