Artes Marciais na infância ampliam o desenvolvimento físico e a capacidade de relacionamento

logo

Conecte conosco

Artes Marciais na infância ampliam o desenvolvimento físico e a capacidade de relacionamento

A prática de atividades físicas é essencial em todas as fases da vida, logo, na infância não poderia ser diferente. A correta execução dos exercícios podem promover às crianças o desenvolvimento da coordenação motora, habilidade de comunicar-se e de trabalhar em equipe, além de aperfeiçoar o condicionamento físico, cognitivo e a formação da disciplina e caráter.

Neste sentido, há uma importância no incentivo à criança do contato, desde cedo, com os esportes, para que ela crie o hábito de se exercitar, melhorando sua qualidade de vida e desenvolvimento. Diversas atividades físicas podem ser praticadas pelas crianças; dentre elas, estão as artes marciais, que normalmente caem no gosto da criançada devido aos desenhos e filmes animados. Elas auxiliam na formação física e mental, além de serem uma forma de defesa pessoal.

Para o professor de judô do Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa), José Victor Vilardo, essa arte marcial beneficia diversas áreas da vida da criança. “O judô auxilia o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora, além de proporcionar uma ampliação de percepção em relação ao oponente, aos golpes e ao ambiente, devido a atenção que é empregada no momento da luta”, ressalta.

O aluno do 1º ano do ensino médio do Cesfa, João Vitor Santos, aponta que a prática do esporte alivia o estresse e a ansiedade gerados em sala de aula. “No judô, nós aprendemos o respeito ao próximo, lições e valores que devemos possuir no nosso dia a dia, além de desenvolvermos a técnica do mínimo esforço e máximo resultado, que nos permite fazer uso de menos energia e força ao desempenhar qualquer atividade, obtendo o melhor retorno possível”, destaca também.

“A arte marcial traz aos alunos disciplina, e ajuda em questões como o autocontrole emocional, nervosismo e ansiedade, contribuindo de forma significante para o bem-estar e a organização das atividades desempenhadas por eles, tanto no âmbito escolar, quanto no familiar”, complementa o professor.

Mais sobre o judô:

Criado por Jigoro Kano em meados de 1882, o judô tem por intuito desenvolver a parte técnica do lutador em conformidade com uma evolução espiritual e mental. Ele possui como peças-chave a obediência e a disciplina, virtudes fundamentais para o desenvolvimento da arte marcial.

As lutas duram aproximadamente cinco minutos e, durante a prática, são vedados golpes que possam ocasionar lesões, bem como, movimentos direcionados ao rosto do colega de luta.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA