Serviço: Arte da Palavra – Circuito de Criação
Oficina: Mulheres que dão medo, com Lélia Almeida (RS)
Inscrições: Até o dia 13 de maio, no link https://forms.office.com/
Data da oficina: 13 a 17 de maio
Horário: 19h às 22h
Classificação Indicativa: 16 anos
Local: Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte)
Mais Informações: literatura@
Se você tem interesse em aprimorar a sua expressão através da escrita, o Sesc em Palmas recebe o projeto Arte da Palavra – Circuito de Criação e conta com a oficina de escrita criativa “Mulheres que dão medo”, com Lélia Almeida (RS). A oficina acontece entre os dias 13 a 17 de maio, das 19h às 22h, no Centro de Atividades Sesc em Palmas.
Para se inscrever é necessário idade a partir de 16 anos e realizar a inscrição até o dia 13 de maio, pelo link https://forms.office.com/
Mulheres que dão medo
Na autoria feminina, as mulheres que dão medo na literatura são consideradas aquelas que produzem literatura fantástica nos mais diversos gêneros literários. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas na oficina. O oferecimento desta oficina quer atualizar nomes e pontos de vista teóricos da Crítica Literária Feminista, aproveitando o momento em que várias destas autoras voltam a ser estudas, publicadas, traduzidas e revisitadas.
Literatura fantástica, o conceito de gênero, a crítica literária feminista, as mulheres que escreveram horror, as insólitas e a leitura de textos ficcionais.
Sobre a Ministrante
Gaúcha de Santa Maria, criada em Livramento, Lélia Almeida é escritora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Foi professora universitária e editora, e consultora da UNESCO no Ministério da Educação e no Ministério da Justiça. Criou e coordenou o projeto Mulheres da Paz no Ministério da Justiça.
Lélia é cronista e ensaísta em diversos periódicos eletrônicos e coordenadora, desde 2014, participou de várias antologias, foi finalista de alguns prêmios literários e vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura.
Arte da Palavra
O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.