Cidade é um dos destinos preferidos de turistas durante o período das férias. As praias mais conhecidas e movimentadas são a Ilha Grande e do Escapole.
A Prefeitura de Araguanã publicou um decreto nesta quinta-feira (24) com as regras para realização da temporada de praias no município. Em 2020 a cidade proibiu as visitações e chegou a interditar as praias devido ao risco do coronavírus. Neste ano as praias serão liberadas, mediante algumas regras de prevenção à pandemia.
O decreto assinado pelo prefeito Max Barbosa (PL) justifica que todos os barqueiros do município foram imunizados e que em razão do potencial turístico da cidade é comum a presença de banhistas e acampamentos nas praias e balneários.
Araguanã fica na região norte do estado e é um dos destinos preferidos da região durante o período das férias. Na temporada de verão, entre os meses de junho a setembro, forma-se várias ilhas desertas e praias fluviais com areia branca ao longo do rio Araguaia. As mais conhecidas e movimentadas são a Ilha Grande e a praia do Escapole.
Segundo o decreto, as visitações às praias poderão ocorrer todos os dias das 8h às 19h. Para ter uma tenda instalada será preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Turismo e receber um código de controle.
As estruturas precisarão respeitar um distanciamento de 10 metros das demais e serão permitidas no máximo 10 pessoas por tenda.
Nas embarcações particulares e comerciais que levam visitantes até as ilhas será permitida somente 50% da capacidade. Quem descumprir poderá ser multado em R$ 100.
A fiscalização será feita por equipe volante para inspeção por vias fluviais e a cidade também contará com barreiras sanitárias e fiscalização nos portos e nas ilhas durante os finais de semana.
As normas também serão fiscalizadas pelos órgãos do município e denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar ou pelo telefone (63) 3428-1124.
Segundo o último boletim epidemiológico estadual, Araguanã tem 554 casos confirmados de coronavírus e 13 mortes desde o início da pandemia.