Prova escrita foi realizada em dezembro de 2014. Concurso chegou a ser suspenso e aprovados fizeram diversas manifestações cobrando andamento de etapas.
Os aprovados no concurso da Cidadania e Justiça, para os cargos de agente penitenciário começaram a tomar posse nesta quinta-feira (27) após mais de dois anos da aprovação. De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a previsão é que pelo menos 60 pessoas sejam empossadas por dia. Em até 15 dias eles podem começar a trabalhar nos presídios do Tocantins.
As provas do concurso da Seds foram aplicadas em dezembro de 2014 e o resultado divulgado em janeiro de 2015. O concurso chegou a ser suspenso pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), responsável pela prova por causa da falta de pagamento. Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram para a primeira fase, que ofereceu 1.250 vagas.
Durante processo de espera após a aprovação, diversas manifestações foram feitas em pedido do curso de formação e da nomeação. A grande maioria dos aprovados é de outros estados e muitos precisaram sair do emprego.
Segundo o Estado, os nomeados terão 30 dias para tomar posse, a partir desta quinta-feira (27). A previsão é que pelo menos 60 pessoas sejam atendidas por dia. Após se tornarem servidores efetivos, eles têm até 15 dias para entrarem em exercício na unidade onde foram lotados.