Resultado de uma luta da categoria desde 2010, que até então não havia passado por nenhuma revisão, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), do Magistério de Tocantínia, finalmente foi aprovado durante a reunião na sexta-feira (20), convocada pela Prefeitura Municipal de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) especialmente para debater sua reestruturação.
A reunião contou com a participação de professores efetivos do município, além de representante da classe, na busca de um consenso para que se garantissem as novas conquistas da categoria.
A Comissão de Avaliação do Plano, formada pelas professora Rozilene Louzeira, Lucilene Louzeira, Vagner Silva, Sebastiana Bezerra e Josiane Aguiar, realizou um trabalho de excelência e que contou ainda com a participação dos demais professores efetivos do município.
Transparência
O secretário de Educação do Município, André Goveia, falou do empenho da administração municipal em apoiar o trabalho dessa comissão que foi construído com muita transparência. Goveia ressalta, ainda que o novo plano de carreira dos servidores concursados vai beneficiar tanto aqueles que entraram no serviço público municipal mais recentemente, como os mais antigos no cargo.
Valorização
Já o prefeito Manoel Silvino, afirmou que a educação é a melhor ferramenta para formar cidadãos e desenvolver o município, destacando que a principal conquista do novo PCCR, que foi aprovado durante ampla e democrática discussão, é a valorização da carreira do magistério.
Agora, o PCCR será encaminhado à Câmara de Vereadores em forma de Projeto de Lei e, assim que aprovado, possivelmente, já nas primeiras sessões do início do ano, será sancionado pelo Executivo Municipal e finalmente, transformado em Lei.