Após redistribuição do recurso da Câmara, TJTO restabelece liminar que coloca Israel Kawe como prefeito de Formoso do Araguaia

logo

Conecte conosco

Após redistribuição do recurso da Câmara, TJTO restabelece liminar que coloca Israel Kawe como prefeito de Formoso do Araguaia

Nova determinação do Tribunal de Justiça do Tocantins reverte cenário político na cidade após cassação e disputa judicial.

Mais uma reviravolta nesta segunda-feira, 27, volta a alterar o cenário político de Formoso do Araguaia. Uma nova decisão do Tribunal de Justiça (TJTO) coloca novamente Israel Kawe (Republicanos) no comando do Paço. A recente determinação é do desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, que recebeu o agravo de instrumento da Câmara após uma redistribuição do processo.

HISTÓRICO

A Câmara de Formoso do Araguaia cassou, respectivamente, os mandatos de prefeito e vice de Heno Rodrigues (UB) e Israel Kawe no dia 6 deste mês, com base na Operação Dubai, que apura supostos desvios em um contrato de R$ 2.203.260,64. O republicano foi à Justiça e conseguiu liminar para derrubar os efeitos da cassação exclusivamente para si, o que o colocava à frente do Poder Executivo. Entretanto, segundos antes da posse, no dia 10, esta decisão foi derrubada pela desembargadora Angela Issa Haonat.

OCORRÊNCIA DE PREVENÇÃO

Apesar de acolher o recurso da Câmara, Angela Issa Haonat verificou a ocorrência de prevenção, um critério para manter a competência de um magistrado em relação a determinada causa. Com isto, o processo foi redistribuído a Helvécio Brito de Maia Neto. O desembargador discordou da colega. “Entendo que a decisão recorrida não ultrapassa os limites de intervenção judicial sobre atos do Poder Legislativo”, iniciou. Em resumo, o magistrado reforçou o argumento da liminar concedida na 1ª instância, que destaca a existência do Decreto-Lei que estabelece que a punição por infrações político-administrativas pode recair apenas a quem efetivamente exerceu o Poder Executivo, o que não foi o caso em Formoso do Araguaia.

KAWE DEVE RETORNAR

Com esta determinação do TJTO, a liminar que derruba os efeitos da cassação exclusivamente para Israel Kawe volta a valer. Com isto, o político deverá ser empossado à frente do Paço de Formoso do Araguaia, até então sob o comando do presidente da Câmara, Felipe Souza (PRTB)

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA