A ideia é valorizar e exercer o protagonismo da pessoa idosa e a dramaturgia foi escrita pela diretora e atriz Dalila Rosso
Em busca de proporcionar a reflexão sobre o envelhecimento, a atriz Venecy Pereira dos Santos apresenta ao público sua primeira produção teatral, intitulada “Apagões Emocionais”, em uma parceria com o coletivo do Teatro da Essência. A iniciativa foi classificada no módulo I da categoria Linguagens Artísticas – Teatro, do edital Artes Tocantins 2023, e recebeu o recurso de R$15.000,00. A primeira apresentação será realizada nesta quinta-feira, 9, na Galeria de Arte Marcélia Belém, às 16h, com sessão exclusiva para estudantes da Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso.
Com classificação indicativa de 12 anos, segundo a proponente, a obra promete entregar uma experiência “visceral e provocativa”. A dramaturgia foi escrita pela diretora e atriz Dalila Rosso, e dividida em três cenas curtas, com um mergulho na complexidade das relações interpessoais e nos dilemas enfrentados pelos personagens. Baseada em histórias reais compartilhadas pela costureira Dona Marlene, a obra possui também um forte cunho político, convidando o público a refletir sobre os comportamentos arraigados na sociedade. A proposta é rever como a pessoa idosa é tratada na sociedade e trazer a reflexão sobre o desgaste emocional sofrido.
“Precisávamos falar sobre esse lugar do artista que é invisibilizado e quanto tempo demora até a gente conseguir oportunidades de atuar, quanto tempo demora pra gente ter um reconhecimento familiar, sobre quantos “nãos” recebemos. Isso somado aos contratempos, imprevistos, outros desgastes familiares e financeiros, carência afetiva, sobre a falta de locais para ensaiar e para se apresentar… Isso tudo leva ao que nomeamos de Apagões Emocionais. Envolve um desgaste físico, mental, estresse emocional e o que pode acarretar na dúvida do próprio fazer teatral”, explica Venecy.
O elenco é composto por Venecy Pereira, Dalila Rosso, Well Júnior, Gil Brendan, Larissa Benigno, Alicia Silvestre, Júnior Brasil e Maria dos Reis. Além da apresentação, o projeto oferecerá rodas de conversas e debates com o elenco e membros do coletivo, proporcionando ao público a oportunidade de aprofundar sua compreensão da obra e interagir com os artistas.
Sobre a proponente:
Aos 75 anos, Dona Venecy é muito ativa no meio cultural, participando de vários grupos, companhias e coletivos de teatro. Formada na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA-UFT), a artista teve a ideia do projeto para fomentar a saúde da pessoa idosa e boas práticas, incentivando os demais idosos a fazerem teatro.
Agenda:
Maio
Dia 09/05, às 16h, na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso/Galeria de Arte Marcélia Belém (Sessão exclusiva para estudantes da instituição).
Dia 16/05, às 16h, no Cineteatro Pracinha da Cultura – Morada do Sol II, Rua MS 03, Qd 45A, Lt APM45
Junho
Dia 06/06, às 19h30, no Centro Universitário Católica do Tocantins – UNICATÓLICA – Q. 1402 Sul – Av. Joaquim Teotônio Segurado, 1 – P. Diretor Sul (Laboratório de Aprendizagem Bloco 01).
Ficha Técnica
Direção e Obra:
Dalila Rosso
Assessoria de Comunicação e Designer Gráfico:
Thalia Batista
Técnico de Som:
Júnior Brasil
Atores:
Venecy dos Santos
Dalila Rosso
Júnior Brasil
Alicia Silvestre
Larissa Benigno
Wellington Júnior
Contra-regras:
Maria dos Reis e Gil Brendan D’Angels
Figurino:
Marlene Batista de Araújo Santos