Na noite desta terça-feira, 17, ocorreu a abertura do I Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins, evento organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), direcionado as prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias Municipais de Assistência Social. A ampliação da participação feminina na gestão e na política foram pontos defendidos por autoridades durante os discursos de abertura do evento.
Essa é a primeira vez que a entidade municipalista executa um evento exclusivamente direcionado às mulheres que atuam na gestão dos Municípios. O intuito da ATM foi engajar mulheres para que sejam agentes efetivas na defesa dos Municípios e suas populações, além de capacitá-las sobre temas como Comunicação Social, Liderança, Protocolos Municipais, entre outros. Palestras motivacionais também integram a programação do evento, que se estende até esta terça-feira, 18.
Sororidade – O sentimento de solidariedade e empatia entre as mulheres foi defendido pela prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro. “É muito importante que nós possamos ajudar e fortalecer umas as outras, ter sororidade umas com as outras. Num universo de 5.570 municípios, temos 651 mulheres no comando das gestões locais, uma conquista para nós. Ressalto que na gestão da capital, várias pastas como Trânsito e Mobilidade Urbana, Segurança, Educação, Controle Interno são gerenciadas e lideradas por mulheres”, destacou a prefeita da capital, ao parabenizar a ATM pela inovação e ousadia na realização do Encontro.
Palestra Magna – Uma das fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a senhora Tânia Ziulkoski, promoveu a palestra magna do evento. “Precisamos fortalecer a participação e presença da Mulher no Municipalismo, de forma forte, inclusiva e plural, tanto na gestão dos Municípios quanto na elaboração de políticas públicas”, pontuou a palestrante. O MMM foi fundado em 2017, durante a XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder. Tânia convidou as participantes a aderirem ao movimento, cuja a cadeira do Tocantins é ocupada pela prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.
Participaram – Representado o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade, sua esposa, a senhora Virgínia Andrade. Participaram ainda a deputada Estadual, Vanda Monteiro, a presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, a vereadora Laudeci Coimbra e os prefeitos Divino Morais (Sucupira), Enoque Portílio (Nova Rosalândia), Franciel de Brito (Babaçulândia) e Radilson Pereira (Sandolândia), bem com a presidente da UNDIME/TO, a secretária Municipal de Educação de Piraquê, Francinete Ribeiro.