Com 23 votos favoráveis, deputado destaca avanços da gestão e reforça compromisso com diálogo e transparência no Legislativo tocantinense.
Em Sessão Extraordinária realizada na noite desta sexta-feira (29), o deputado estadual Amélio Cayres foi reeleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para o biênio 2025/2026. A eleição ocorreu após a anulação do pleito anterior e a aprovação de novas regras em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Cayres recebeu os 23 votos válidos dos parlamentares presentes, encabeçando chapa única composta por Léo Barbosa (1º vice-presidente), Cleiton Cardoso (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2ª secretária), Luciano Oliveira (3º secretário) e Marcus Marcelo (4º secretário).
Compromisso com diálogo e transparência
Em seu discurso de agradecimento, Amélio Cayres destacou a importância do diálogo e da pluralidade de opiniões na condução do Legislativo. “A confiança depositada aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Continuaremos prestando serviços com clareza, honestidade e de portas abertas para o diálogo com a sociedade, colegas parlamentares e demais Poderes”, afirmou.
Avanços na gestão e próximos passos
O presidente reeleito também ressaltou os avanços de sua gestão, como a ampliação da sede da Aleto e a expansão da Escola do Legislativo, que já atende cinco mil alunos. “Trabalharemos para ampliar ainda mais o acesso à educação legislativa, beneficiando cidadãos de todo o Tocantins”, enfatizou.
Outro ponto destacado foi a finalização do concurso público, esperado há mais de 15 anos. “Em breve, teremos novos servidores efetivos. Continuaremos cuidando dos direitos adquiridos e ouvindo a comunidade para legislar em prol do povo”, complementou.
Relação institucional e expansão da TV Assembleia
Cayres reafirmou a boa relação com os demais Poderes e anunciou a expansão da cobertura da TV Assembleia, que agora alcança 12 municípios. Ele também mencionou a criação de frentes parlamentares dedicadas a temas como agronegócio e agroindústria, atendendo às demandas da sociedade.
Presenças marcantes
A Sessão contou com a presença de 23 parlamentares, lideranças políticas, autoridades institucionais e familiares, incluindo a esposa do presidente, Geneci Almeida. O deputado Júnior Geo foi o único ausente.