Na manhã deste sábado, (28/05), alunos do Ensino Fundamental e Médio do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi participaram de lançamento de Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET, (MOBFOG), no Estádio Resendão na cidade de Gurupi.
O evento que contou com a presença da Diretora Adriana Beatriz Martins Lemes, do Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Reverendo Edimilson Agostinho, professores, Coordenadores, Orientadores, pais e alunos e também do Assessor Pedagogigo de Currículo de Ciência da Natureza da DREJE Gurupi, Franck Pereira, onde movimentou o local nesta 2ª edição de lançamento.
Os foguetes possuem três partes: ponta (ou coifa, com formato aerodinâmico, que pode ser pontiaguda, tipo cone), corpo (parte central do foguete) e empenas (ou aletas, que garantem a estabilidade). O desafio da construção é encontrar o centro de gravidade, que é o ponto de equilíbrio do foguete, e o centro de pressão, cujo melhor posicionamento garante maior velocidade.
Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos e, alguns usando apenas bombas e outros vinagre e bicarbonato como combustível, sendo que o que atingiu o maior alcance horizontal foram os classificados.
Nesta 2ª edição o aluno vencedor por atingir a maior distância tendo como combustível a bombinha, foi o aluno Juliano Pimentel do 6º ano do Ensino Fundamental onde seu foguete atingiu 75 metros do ponto de partida.
Já no Ensino Médio, o foguete vencedor foi o da dupla Maria Eduarda Fernandes e Matheus Dourado da 3ª Série do Ensino Médio que teve como combustível o vinagre e bicarbonato atingindo uma distância de 166 metros.
“Tivemos hoje o evento da MOBFOG com o lançamento dos foguetes de garrafa pet onde nossos alunos do ensino fundamental II e ensaio médio tiveram a oportunidade de executar os lançamentos com a supervisão e apoio dos professores e equipe pedagógica. Vale ressaltar também a participação dos pais e familiares presentes. O momento foi uma forma de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimular o protagonismo de nossos alunos. Creio que os objetivos foram alcançados e
esperamos que no próximo ano mais alunos tenham interesse em participar do evento”, destacou o professor de Física, Marcus Vinícius responsável por escrever e orientar os participantes.
“Foi uma atividade muito envolvente no qual os alunos colocaram a mão na massa e construíram os seus protótipos e fizeram testes com o apoio da família. Isso proporcionou a eles conhecimentos de Física, Química, Matemática, Engenharia e outras áreas afins, e os fez compreender como é feita a construção da Ciência”, comentou a Diretora Adriana Beatriz.
Assista o vídeo: