Alunos do IPA de Gurupi realizam lançamentos da Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET

logo

Conecte conosco

Alunos do IPA de Gurupi realizam lançamentos da Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET

Na manhã deste sábado, (28/05), alunos do Ensino Fundamental e Médio do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi participaram de lançamento de Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET, (MOBFOG), no Estádio Resendão na cidade de Gurupi.

O evento que contou com a presença da Diretora Adriana Beatriz Martins Lemes, do Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Reverendo Edimilson Agostinho, professores, Coordenadores, Orientadores, pais e alunos e também do Assessor Pedagogigo de Currículo de Ciência da Natureza da DREJE Gurupi, Franck Pereira, onde movimentou o local nesta 2ª edição de lançamento.

Os foguetes possuem três partes: ponta (ou coifa, com formato aerodinâmico, que pode ser pontiaguda, tipo cone), corpo (parte central do foguete) e empenas (ou aletas, que garantem a estabilidade). O desafio da construção é encontrar o centro de gravidade, que é o ponto de equilíbrio do foguete, e o centro de pressão, cujo melhor posicionamento garante maior velocidade.

Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos e, alguns usando apenas bombas e outros vinagre e bicarbonato como combustível, sendo que o que atingiu o maior alcance horizontal foram os classificados.

Nesta 2ª edição o aluno vencedor por atingir a maior distância tendo como combustível a bombinha, foi o aluno Juliano Pimentel do 6º ano do Ensino Fundamental onde seu foguete atingiu 75 metros do ponto de partida.

Já no Ensino Médio, o foguete vencedor foi o da dupla Maria Eduarda Fernandes e Matheus Dourado da 3ª Série do Ensino Médio que teve como combustível o vinagre e bicarbonato atingindo uma distância de 166 metros.

“Tivemos hoje o evento da MOBFOG com o lançamento dos foguetes de garrafa pet onde nossos alunos do ensino fundamental II e ensaio médio tiveram a oportunidade de executar os lançamentos com a supervisão e apoio dos professores e equipe pedagógica. Vale ressaltar também a participação dos pais e familiares presentes. O momento foi uma forma de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimular o protagonismo de nossos alunos. Creio que os objetivos foram alcançados e

Maria Eduarda e Matheus – Vencedores com 1666 metros de distância

esperamos que no próximo ano mais alunos tenham interesse em participar do evento”, destacou o professor de Física, Marcus Vinícius responsável por escrever e orientar os participantes.

“Foi uma atividade muito envolvente no qual os alunos colocaram a mão na massa e construíram os seus protótipos e fizeram testes com o apoio da família. Isso proporcionou a eles conhecimentos de Física, Química, Matemática, Engenharia e outras áreas afins, e os fez compreender como é feita a construção da Ciência”, comentou a Diretora Adriana Beatriz.

Assista o vídeo:

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA