Alunos do IPA de Gurupi participam de aula de campo na Hidrelétrica de Peixe Angical

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Alunos do IPA de Gurupi participam de aula de campo na Hidrelétrica de Peixe Angical

Na manhã desta quinta-feira, (24/10) um grupo de alunos da terceira série do Ensino Médio do IPA – Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, tiveram um momento diferente na aprendizagem.

Foi realizada uma aula de campo nas dependências da Hidrelétrica de Peixe Angical, no município vizinho. Eles estavam acompanhados pela diretora da Unidade Escolar, Adriana Beatriz Lemes e de mais quatro funcionários.

Na ocasião foi apresentado aos alunos a estrutura da usina, especialmente, a casa das máquinas e o funcionamento das turbinas. Posteriormente, aconteceu uma visita ao mirante da Hidrelétrica e ficaram impressionados pelo gigantismo do empreendimento no rio Tocantins.

De acordo com a diretora Adriana Beatriz Lemes, a aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas que exigem análises empíricas sobre o assunto em estudo, ressaltando que esse tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem, permitindo, aos alunos, um contato com aspectos mais amplos referentes aos temas Ecológico de Campo, aspectos estes, que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras.

“Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos, à medida que os alunos recorrem a outros aspectos de sua própria condição humana, além da razão, para compreenderem os fenômenos”, explicou a gestora.

De acordo o professor Wender Silvestre, uma aula de campo proporciona ao discente uma nova maneira de ler e interpretar o mundo, uma vez que a prática o aproxima do objeto de estudo. “Aulas de campo revelam novas emoções, permitem a interação entre pessoas, despertam o interesse social, ampliam os horizontes e rompem as barreiras entre a teoria e a prática. Assim, o estudo de campo se faz como um importante instrumento para o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem, permitindo ao aluno compreender aspectos de realidades complexas a partir de observações empíricas, além de dinamizar o trabalho do professor e viabilizar uma articulação teórico-prática entre os conteúdos trabalhados em sala”. Destacou o professor

Vantagem

O desenvolvimento de atividades em espaços como esse da Hidrelétrica Peixe Angical, segundo a diretora, traz as vantagens de possibilitar ao estudante a percepção de como é o funcionamento de uma hidrelétrica como um todo, possibilitando explorar aspectos relacionados com os impactos provocados pela ação humana nos ambientes.

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