logo

Conecte conosco

Alunos do Instituto Presbiteriano Araguaia em Gurupi são selecionados para participarem da 35ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Considerado o melhor IDEB 2019 na categoria do Ensino Médio do estado do Tocantins, o Instituto Presbiteriano Araguaia se destaca mais uma vez, sendo esta a nível nacional.

Desta vez, os alunos Matheus Dourado de Azevedo e Maria Eduarda Almeida, ambos de 17 anos, matriculados no Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, foram classificados para participarem da 35ª Jornada de Foguetes, a Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET (MOBFOG 2022).

O evento que já tem data e local marcado, acontecerá entre os dias 5 e 9 de dezembro no Hotel Fazenda Ribeirão BR 393 (Rodovia Lúcio Meira), km 247, Barra do Piraí, Rio de Janeiro (RJ) onde a dupla está bastante confiante em trazer mais medalhas para o Tocantins.

O Professor

Segundo o professor Marcus Vinícius Alves Barros, responsável por inscrever e orientar os participantes, destacou que a mostra é a oportunidade dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aprofundando seus conhecimentos ainda mais na Física, Química, Matemática, Engenharia e outras áreas afins, e de compreender como é feita a construção da Ciência, além de estimular o protagonismo de cada um.

A Diretora

“Nós do Instituto Presbiteriano Araguaia estamos muito felizes pela conquista dos nossos alunos, Matheus e Maria Eduarda, depois de quase dois anos de pandemia nossos alunos puderam participar e serem selecionados para Mostra Nacional lançamento de foguete de garrafa pet na Cidade do Rio de Janeiro. Parabenizamos também ao professor Marcus Vinicius que ano após ano tem incentivado nossos alunos a participar de concursos e olimpíadas sempre buscando o melhor para eles, destacou a diretora”, Adriana Beatriz Martins Lemes Martins.

A Dupla

Já os alunos Matheus Dourado de Azevedo e Maria Eduarda Almeida destacaram que ao se inscrever em abril para participar da olimpíada, começou ali por meio da pesquisa em vídeos na internet e análise do regulamento quais os materiais necessários  e mais apropriados para a montagem dos foguetes que pudessem lhes dar um melhor resultado, partindo dali para os testes que não foram poucos.

A dupla ainda afirma que a partir daí, sempre que podiam principalmente nos finais de semana se encontravam em local adequado para os treinamentos em busca da melhor forma de lançamento, analisando sempre a distância atingida de cada modelo, cada um com diferentes quantidades de vinagre e bicarbonato, às vezes até diferentes estruturas externas e peso, sempre fazendo os ajustes necessários.

Maria Eduarda e Matheus Dourado

O Sonho

De acordo com a dupla, no dia do lançamento foi utilizado o melhor protótipo construído por eles, um modelo com 500 ml de vinagre e quatro colheres de bicarbonato, com um centro de massa bem-posicionado e peso relativamente leve com a base posicionada a um ângulo de 45 graus onde conseguiu atingir uma distância de 166 metros garantindo a eles medalha de ouro. A dupla agora deseja alcançar a proezade uma distância de aproximadamente 2.000 km até o Rio de Janeiro, onde participarão do evento da 35ª Jornada Nacional de Foguetes.

Diretora Adriana Beatriz, Professor Marcus Vinícius, Matheus Dourado, Maria Eduarda, Professor JP, Assessor, Professor Franck Pereira e Professor Josué.

A Disputa

A disputa no Rio de Janeiro se dará devido a dupla ter sido classificada no lançamento de foguetes de garrafas pet na etapa estadual do MOFBOG 2022, sendo contemplados com medalhas de ouro após atingirem a marca dos 166 metros de alcance horizontal. O lançamento oficial foi realizado no dia 28 de maio de 2022, no estádio Gilberto Resende Rocha (Resendão), supervisionado pela Direção, equipe de professores e colaboradores do Instituto Presbiteriano Araguaia, em Gurupi.

Os Formatos

Os foguetes possuem três partes: ponta (ou coifa, com formato aerodinâmico, que pode ser pontiaguda, tipo cone), corpo (parte central do foguete) e empenas (ou aletas, que garantem a estabilidade). O desafio da construção é encontrar o centro de gravidade, que é o ponto de equilíbrio do foguete, e o centro de pressão, cujo melhor posicionamento garante maior velocidade. Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos, usando vinagre e bicarbonato como combustível.

Vídeo:

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA