Os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica da unidade de Gurupi (TO) agora terão uma empresa madrinha para ajudar na inserção no mercado de trabalho.
O projeto é de autoria do Senai. A ideia é contar com o apoio de empresas parceiras que, após adesão, observam o desempenho dos alunos no curso em questão. Os que mais se destacarem podem ser aproveitados no quadro pessoal da empresa, se atingirem o perfil desejado.
Para a turma de Gurupi, que tem cerca de 30 alunos, a empresa madrinha será a Engenorte. As aulas começam no final de janeiro e a empresa acompanhará o curso pelos próximos dois anos. Após a formação, a Engenorte vai abrir seleção de talentos entre os estudantes egressos e, dependendo do desempenho, os alunos já podem conquistar a primeira oportunidade de trabalho.
A gerente do Senai de Gurupi, Núbia Almeida, explica que o projeto da empresa madrinha visa aumentar a inserção de alunos egressos na indústria tocantinense e mostrar o potencial desses futuros profissionais.
Núbia Almeida, gerente do Senai de Gurupi “Queremos proporcionar aos alunos a vivência de forma prática dentro da indústria, com situações semelhantes que eles poderão enfrentar na vida profissional deles dentro da empresa parceira. Com isso, automaticamente, quem ganha é a empresa pela promoção desse intercâmbio técnico-pedagógico.”
O município já teve mais de 90 alunos beneficiados com o projeto da empresa madrinha. No ano passado, três alunos saíram diretamente do curso de Técnico em Administração para uma empresa parceria, elevando o número de alunos egressos do Senai nas indústrias.