Alunos do CEM Oquerlina Torres fazem parceria com TV de Guaraí para produção de vídeos

logo

Conecte conosco

Alunos do CEM Oquerlina Torres fazem parceria com TV de Guaraí para produção de vídeos

A escola firmou parceria com a TV e os alunos produzirem dois curtas-metragens como atividade prática para o projeto

Ter aulas diferenciadas é a proposta do programa Escola Jovem em Ação. Em Guaraí, no Centro de Ensino Oquerlina Torres, os alunos visitaram a TV Guará, para saber como funciona o sinal local, como se faz a produção e edição de vídeos e conhecerem as experiências dos profissionais que trabalham com a comunicação na cidade. A iniciativa faz parte da disciplina eletiva denominada Viagem no mundo das telinhas que, entre outros assuntos, aborda a produção da fotografia, de vídeos e sobre o cinema.

Na TV, os alunos foram recebidos pelo comunicador Nivaldo Júnior, que explicou como funciona a produção dos vídeos. E, em parceria com a TV, os alunos produziram dois curtas metragens, um denominado Antes que o sol se ponha e ou outro a Megera domada, o primeiro é uma comédia, ambientada na Escolinha do Professor Raimundo e o segundo, um drama que alerta os jovens sobre o suicídio e a dor sentida pela família e amigos.

“Foi uma experiência interessante. Quando vimos o tema cinema, ficamos muito interessados, e descobrimos que, por trás das telas, tem o diretor, o roteirista, quem faz a edição, além do apresentador. Aprendemos a fazer roteiros, também estudamos a história da fotografia, como são produzidas as fotos por meio da câmara escura, além de construirmos uma câmara escura com papelão”, contou a estudante Maria Fernanda Rodrigues de Sousa, aluna da 2ª série do ensino médio.

A estudante Vitória de Sousa e Silva foi outra aluna que participou do projeto. “Aprendi sobre a história das primeiras criações do cinema, sobre como começou os filmes da Disney. E foi importante participamos desses estudos”, ressaltou.

Uma das professoras que orientou o trabalho foi Maria Marcilene Vieira de Jesus Pereira. Ela esclareceu que a ação faz parte das disciplinas diversificadas. “O projeto é uma forma de proporcionar aos alunos a ampliação de seus conhecimentos, nas áreas de arte, física e língua portuguesa. Foi uma aula show e uma experiência ímpar para nossos alunos”, frisou a professora.  A atividade também contou com a participação da professora Graciane Wanderley, de língua portuguesa, e de Felipe Rocha, de física.

O projeto Escola Jovem em Ação integra o programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA