Na noite desta quinta-feira, 7, alunos do Centro de Ensino Médio Bom Jesus de Gurupi, participaram da solenidade de colação de grau do curso técnico em Segurança do Trabalho. O curso é ofertado na unidade escolar, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).
A solenidade foi realizada no auditório do CEM Bom Jesus, onde os formandos demonstraram toda a felicidade por concluírem uma importante etapa na formação profissional, que lhes possibilitará a oportunidade de acesso a um concorrido mercado de trabalho. O evento contou com a presença de Maria de Fátima Teixeira, representante da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi; a supervisora do Pronatec em Gurupi, Gislaine Fátima Teixeira e a diretora da escola, Leda Maria.
Daniela Barbosa Saraiva é uma das formandas do curso e fez o juramento em nome da turma. Para ela, é uma emoção muito grande concluir o técnico em Segurança do Trabalho, ao mesmo tempo em que a expectativa pelo futuro profissional aumenta. “Foi um passo importante para que possamos dar rumo a nossas carreiras. Agora é o momento de buscarmos o nosso futuro profissional”, destacou.
Paraninfa dos formandos, a professora Maria das Mercês Mota, em seu discurso, lembrou os momentos de cada aluno durante o curso e parabenizou os formandos. “Fico muito feliz por ter sido convidada a ser paraninfa desta turma. Eu os vi crescerem e se desenvolverem e, mesmo sendo jovens, vocês amadureceram”, disse.
O professor homenageado pela turma, Alex Costa Tries, em sua fala lembrou aos alunos que a partir de agora eles seguirão um caminho difícil. Em sua fala, emocionado, ele pediu para que os formandos não desistissem de seus sonhos. “Eu nunca tive, durante a minha vida pedagógica, quem me homenageasse como vocês. Ao invés de eu transformar vocês, foram vocês que me transformaram e eu me tornei uma pessoa melhor. As marcas positivas vão ficar para sempre. Espero que vocês possam ir além de mim e sejam ótimos profissionais”, destacou.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal, por meio da Lei 12.513/2011, visando expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
Atualmente o programa oferta 646 cursos de qualificação profissional e busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, ofertando gratuitamente cursos técnicos e de qualificação profissional.
____
Parceiros: