Os alunos do ensino fundamental de 3º a 5º série que estudam na Rede Municipal de Educação de Tocantínia, participaram ativamente das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizadas entre final de outubro e o início deste mês de dezembro.
As ações colocadas em prática tiveram a supervisão da nutricionista do município Deborah Caroline e contou com o auxílio do estagiário de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Vinicius Dias, tendo como tema: “Alimentação saudável a base do nosso bem estar”.
Foram realizadas uma série de palestras que abordaram os motivos do por que comemos e para quê? Os alunos também foram conscientizados sobre a importância de se consumir alimentos saudáveis como frutas e verduras e hortaliças, bem como, sobre a importância do consumo do feijão, das carnes, a do leite e seus derivados, além de serem alertados sobre os cuidados a serem tomados com o consumo de alimentos ultraprocessados.
Desafios
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destacou que o contexto desafiador da educação nutricional exige o desenvolvimento e a prática de abordagens educativas que permitam abraçar os problemas alimentares em sua complexidade, tanto na dimensão biológica como na social e cultural, por isso essas ações do EAN foram contempladas no Projeto político Pedagógico da Educação Municipal de Tocantínia.
Sobre a EAN
Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A EAN é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável. (Zacarias Martins)