Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Lagoa da Confusão tiveram uma aula diferente na noite de quinta-feira (12), quando aquela unidade de ensino recebeu a visita ilustre do festejado poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, que participou de uma Roda de Conversa em comemoração à Semana da Poesia.
Na oportunidade, Zacarias Martins promoveu um recital de seu poemas, falou um pouco sobre a sua trajetória literária e ministrou uma palestra de incentivo à leitura, tudo, de uma forma lúdica , sempre bem humorada e que encantou os alunos.
Martins também aproveitou para promover a divulgação da segunda edição do seu livro de poesias, “Pinga-Fogo” , lançado pela Editora Veloso. O escritor também sorteou vários livros de aurores tocantinense entre os alunos.
A diretora da unidade escolar, Elvânia Brito disse também, que ficou maravilhada com a participação de Zacarias Martins com sua Roda de Conversa, que, segundo ela, contribuiu de forma significativa para despertar a autoestima dos alunos, ao mesmo tempo em que expôs, de uma forma diferente e bem atrativa, sobre o hábito da leitura e a importância do que esse hábito salutar tem no sucesso profissional das pessoas.
“Agradecemos a presença do Zacarias Martins que, de pronto, aceitou o nosso convite para participar dessa Roda de Leitura que, certamente, vai ficar guardada por muito tempo na memória dos nossos alunos”, afirmou a diretora.
Sobre o escritor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
É membro fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, além de ter integrado o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins.
O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada por duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. Tem ainda participação em mais de 50 antologias literárias. Também está presente no “Almanaque Santo Antônio – 2020”, da Editora Vozes, uma das maiores editoras do Brasil.