Integrante da Rede Municipal de Educação de Tocantínia, a Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro realizou nesta quarta-feira, 22, a primeira aula tecnológica com a turma do 5° ano.
A aula foi ministrada pela professora Maria Elcione Pinto Lima com o componente curricular Língua Portuguesa, onde os alunos realizaram uma pesquisa usando os celulares.
O tema da pesquisa era sobre escritores negros brasileiros, o gênero textual biografia, que faz parte da temática do 4° bimestre do Projeto Leitura Viva – Cultura Negra Identidade Brasileira.
Nessa aula estavam presentes a gestora da unidade escola, Jucilene Martins Louzeira, a coordenadora pedagógica, Ana Raquel Brito da Cruz e o secretário municipal de Educação, André Goveia, que ressaltou a importância do uso dos celulares em sala de aula para a realização de pesquisas, vídeos, fotografia e jogos educativos, dentre outras atividades que podem perfeitamente serem usadas como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem.
As atividades desenvolvidas nessa atividade escolar encerraram-se com os depoimentos dos alunos que ressaltaram a importância do uso da tecnologia dentro da sala de aula.
A aluna Maria Fernanda Cardoso Reis informou que a pesquisa que realizou no aparelho celular foi sobre a escritora Heloisa Pires Lima. “Achei interessante porque mostrou sua produção acadêmica, questões teóricas e antropologia. Essa pesquisa, da forma como foi feita, foi bastante enriquecedora, porque no celular é bem mais rápido e interessante. Podemos aprender com satisfação”, asseverou.
Já Andrei Mendes Oliveira Guimarães foi outro aluno que falou da sua felicidade com o uso do celular na sala de aula. “Foi uma experiência gratificante. Aprendi com mais facilidade tudo que a professora nos ensinou”, concluiu.