Alunos de 360 unidades de ensino da rede estadual participarão das avaliações do Saeb

logo

Conecte conosco

Alunos de 360 unidades de ensino da rede estadual participarão das avaliações do Saeb

As avaliações começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira, 21, e seguem até o dia 1º de novembro 

A aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começou nesta segunda-feira, 21. No Tocantins, 845 unidades de ensino, sendo 360 da rede estadual, 406 da rede municipal, 8 institutos federais e 71 escolas da rede privada foram selecionadas para participarem do Saeb.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra na rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Jhonata Moreira Pereira, explicou a importância da participação das escolas na Avaliação. “A partir dos resultados, identificamos o que é preciso focar em relação ao aprendizado dos alunos, na elaboração de políticas públicas e na adoção de novos métodos e estratégias para melhorar o aprendizado e, por consequente, o resultado da aprendizagem”, ressaltou.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019. Todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio das escolas públicas podem responder às avaliações de língua portuguesa. Uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de ciências da natureza e ciências humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017.

A Base Nacional Comum Curricular também será a referência para a avaliação inédita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, selecionados, de forma amostral, entre escolas públicas e privadas. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA