Alunos do ensino fundamental, em especial dos quintos anos das escolas municipais de Gurupi participaram da formatura doPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar que tem parceria com o ensino municipal.
Orgulhosos, alunos e pais participaram da solenidade realizada nessa terça-feira, 14, no Palacius Real. Somando alunos de toda região sul, 1260 crianças e pré-adolescentes receberam o certificado após seis meses de participação no programa que funciona nas escolas.
Quem estava todo satisfeito em finalizar o curso, era o aluno Wangeo Pablo Fernandes, de 9 anos, que estuda na Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota. Conta que os ensinamentos sobre manter-se distante das drogas, evitar atitudes violentas, serão levadas para a vida toda. “O que aprendi vou repassar, para meus amigos e para os meus filhos quando eu tiver”, contou.
A mãe de Wangeo Pablo, Leidiane Fernandes, foi prestigiar o filho com muita alegria. “Quando iniciou o programa na escola dele, ele chegou em casa me explicando o que significava o Proerd, e o objetivo, e eu achei fantástico”, comenta relatando que após o curso ele ficou mais interessado na escola e está apresentando melhores resultados.
A Tenente Shirley Rocha, coordenadora do Proerd na região sul, explica que o programa é preventivo em que os militares levam as salas de aulas noções sobre a importância de dizer não às drogas e violência. Desde 2002, o Proerd funciona em Gurupi e região e mais de 54 mil pessoas já passaram pelo programa o que segundo a coordenadora já transformou muitas vidas. “É um trabalho a longo prazo que hoje já percebemos os resultados. Mais de 90% dos alunos que passaram pelo Proerd não tiveram envolvimento com ilícitos. Temos vários aspectos positivos”, destaca.
O prefeito Laurez Moreira participou da certificação e destaca a parceria entre PM e escolas. Para ele, esse trabalho é fundamental, principalmente, porque inicia com alunos do ensino fundamental, fase em que eles estão mais propícios a entrar nesse mundo, mas que com a prevenção eles mantêm-se distantes e são disseminadores da proposta.
O gestor ainda comentou sobre a felicidade de poder ver alunas da rede municipal se destacarem como autoras das melhores redações, incentivo à literatura proposto pelo programa. As alunas Beatriz Marques, da Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares e Juliana Almeida, da Escola Municipal Elizeu de Carvalho, figuraram entre as três primeiras colocadas. Para Laurez, essas colocações comprovam o bom funcionamento das unidades escolares no incentivo à leitura e escrita.
Proerd
A missão do Proerd é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.