logo

Conecte conosco

Alunos aprovam a realização do Simulado do Enem

A estudante Jéssica Nathanna Moura Fiuza, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Vila União, em Palmas, aprovou o Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado na escola, na manhã desta quinta-feira, 15.

Em 2016, Jéssica fará o Enem pela primeira vez.  “No ano passado, estava ocupada com outras provas, agora estou me dedicando muito aos estudos, preparando-me, principalmente, para a redação. E essa oportunidade é uma forma de conhecer o estilo da prova, como são elaboradas as questões. De certa maneira, isso é um incentivo para estudarmos ainda mais”, frisou.

neA estudante Sabrina Pereira Sousa, 18 anos, que também está concluindo o ensino médio e pensa em cursar Direito, contou que começou a fazer um curso de redação e elaborou um plano de estudo para este ano. “Gosto muito da área de Línguas e acredito que esse simulado vai nos ajudar a perceber como está o nosso conhecimento, o que precisamos estudar, pois ainda temos tempo para planejar o nosso estudo”, explicou.

Paulo Lucas Abreu da Silva, 17 anos, aproveita o tempo para estudar e se preparar para as avaliações que vêm por aí. Ele faz o ensino médio integrado com o curso de Administração, e gostou tanto da área, que faz o curso de auxiliar em Administração no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e pretende fazer graduação na mesma área.

“Esse simulado nos ajuda a sentirmos mais confiança e observar os nossos pontos positivos e negativos, ver os conteúdos que devemos estudar mais e, dessa forma, vamos aproveitar melhor o tempo que nos resta até o Enem”, frisou Paulo.

Regras do Enem

A diretora Cleizenir Divina dos Santos explicou que já tinha realizado outros simulados, mas este é diferente por causa da semelhança com as provas do Enem, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  “Na aplicação desta prova, mostramos aos alunos o que eles devem observar quando forem fazer o Enem. Percebemos que alguns alunos esqueceram a documentação em casa e, se isso acontecer, eles não poderão fazer nenhuma avaliação, seja o Enem ou concursos públicos. Também esclarecemos sobre o horário, o tempo de realização das provas e passamos outras recomendações importantes”, esclareceu.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, explicou que é necessário que a escola tenha o seu planejamento pedagógico, e a aplicação do simulado tem o objetivo de aproximar os alunos da situação real, para estarem mais preparados quando eles forem realizar a prova do Enem nos dias 5 e 6 de novembro. “Após o simulado, a escola terá 35 dias letivos para as escolas de dedicarem à preparação intensiva dos alunos para o Enem”, completou.

A educadora Lucineide Oliveira dos Santos Souza, supervisora escolar da Diretoria Regional de Educação de Palmas, estava acompanhando o processo de aplicação do simulado. “Essas provas servem para que o professor conheça o nível de conhecimento dos alunos e, com isso, ele irá direcionar suas aulas para os temas que os alunos tiveram mais dificuldades”, comentou.

O Simulado do Enem, organizado pelas escolas, será realizado nas instituições que ofertam o ensino médio no Tocantins também nesta sexta, 16.  As provas foram elaboradas dentro das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciência da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA