Água é o tema da maior feira de agronegócio do Norte do País

logo

Conecte conosco

Água é o tema da maior feira de agronegócio do Norte do País

Na manhã desta quarta-feira, 10, foi oficialmente aberta, pelo governador Marcelo Miranda, a 17ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2017). A feira, que é considerada a maior do ramo de agronegócios da região Norte do Brasil, segue até o próximo sábado, 13. Água, a sustentabilidade da vida é o tema da edição deste ano.

Foto 1 Tacio PimentaA Agrotins traz como temática a sustentabilidade deste recurso natural essencial para a produção de alimentos e cada vez mais escasso. A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), órgão responsável pelo tratamento e abastecimento de água de 77 municípios, está presente com um estande localizado no pavilhão institucional da feira. Os profissionais do órgão apresentam aos visitantes alternativas para o uso, reuso e preservação da água.

Quem passar pelo estande pode conhecer os projetos e ações que a ATS desenvolve para a preservação da água no Tocantins, estado que possui  grande potencial hídrico, no entanto, há regiões onde a estiagem severa castiga a vida do homem do campo, a produção de alimentos e a criação de animais.

ParceirosO programa Água para Todos, realizado a partir de convênio com Ministério da Integração Nacional, instalou mais de 10 mil cisternas de polietileno. Os reservatórios com capacidade para armazenagem de 16 mil litros permitem que o homem do campo reutilize água da chuva e amenize a escassez durante a seca.

O presidente da ATS, Eder Fernandes, destaca ainda a implantação de pequenas barragens que armazenam água durante o período das chuvas para que, posteriormente, seja utilizada para saciar a sede de animais e irrigar pequenas lavouras familiares. O programa prevê um alcance de em média 57 mil pessoas que habitam a zona rural dos 27 municípios da região sudeste do Tocantins.

“Temos um trabalho muito forte, em especial da região sudeste. As pessoas falam muito das cisternas de polietileno, é um grande programa, quando assumimos eram apenas 1.400 e hoje estamos quase atingindo a marca de 11 mil cisternas instaladas, praticamente finalizando o programa. Mas ele contempla também pequenas barragens. Serão 135 e cada barragem é de uso coletivo, de 6 a 10 propriedades rurais”, enfatizou o presidente.

No âmbito do saneamento ambiental, o Educa Sanear tem atuado nos municípios tocantinenses com o desafio de promover a transformação das comunidades ao compartilhar valores ambientais e sociais responsáveis. O visitante tem até este sábado, 13, para visitar o estande e o conhecer a atuação da Agência.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA