Estado teve redução no número de casos da dengue em 2020, mas população não pode descuidar na guerra contra o mosquito. Ação ocorreu em todas as regiões da cidade ao longo desta semana.
Agentes de endemias estão visitando casas, comércios e ferros velhos na região do Jardim Santa Bárbara, na região sul de Palmas, em uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (11). A ação ocorreu em todas as regiões da cidade ao longo desta semana.
A ação conta com a participação de profissionais da rede de saúde do município e fiscais da Vigilância Sanitária (Visa). Segundo o município, o objetivo é verificar possíveis criadouros do mosquito e prestam orientações à população. O Aedes aegypti pode transmitir a dengue, chikungunya e zika.
As ações da mobilização passaram pela Arno 72 e pela quadra ASR-SE 75 (712 Sul) ao longo dessa semana, terminando nesta sexta-feira na região sul de Palmas. Só que as atividades de rotina da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) continuam por todas as quadras.
Neste ano foi registrada uma grande queda nos números da dengue em todo estado. Segundo o último boletim estadual, divulgado no início de dezembro, a redução no número de casos prováveis foi de 84% em comparação com 2019, passando de 13.301 para 2.122, em 2020.
Só que isso não é motivo para descuidar, pois o estado está no período chuvoso e qualquer fonte de água parada pode se transformar em um criadouro do mosquito.
Como prevenir
A principal forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando recipientes com água parada. É preciso ficar atento às calhas, caixas d’água, ralos e ainda recipientes como garrafas, potes, vasos de plantas e outros que possam acumular água.
Outras medidas podem ajudar são: roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, uso de repelentes e mosquiteiros.